domingo, 2 de janeiro de 2011

Buenos Aires: Capitán del Espacio e dulces de leche

Alfajor. Este assunto é sério. Este doce é muito mais que duas bolachas recheadas com doce de leite e coberto de chocolate. Mais 9 milhões de alfajores são consumidos todos os dias pelos argentinos. Provavelmente você deve conhecê-los dos quiosques da marca Havanna nos shoppings do Brasil. Lá, entretanto, existem diversas marcas e teve até competição para ver (quero dizer comer) o melhor. Como geralmente acontece neste tipo de competição, não se chega a uma unanimidade. O Havanna, El Cachafaz, Jorgito, Fantoche, Bon o Bon são apenas alguns tipos, a lista é extensa, e tem até concorrência uruguaia, o Alfajor Negro, de Punta Ballena. O alfajor Capitán del Espacio virou uma espécie cult, fabricado a quatro décadas em Quilmes, na grande Buenos Aires, ele manteve sua fórmula inalterada e, talvez, seja esta a razão de seu sucesso. No Estadão saiu uma reportagem interessante sobre ele.

Quando estiver em Buenos Aires, procure-o, pois somente lá você irá encontrá-lo. A novidade agora é versão com três bolachas - demais!
Normalmente nos kioscos você vai encontrá-lo; caso esteja difícil, no kiosco ao lado da Callao Suites (Callao x Sta Fé) você o encontrará, é possível mesmo encomendar algumas caixas, para ser entregue em dois dias.

Capitán del Espacio - por tres

Estando em Bs As, não deixe de provar e, também, trazer para casa alguns potes de dulce de leche, que são bem diferentes dos nossos - menos açucarados e mais apurados. Seguem algumas sugestões, El Semillero, San Bernardo, Don Atilio, El Cachafaz e iLoLay

o iLoLay é vendido no Brasil, mudou de embalagem e dobrou de preço


La Salamandra (a pedidos), Jumbo, Freddo,
 San Ignacio, Poncho Negro


Para mim o melhores são: 1.º Poncho Negro, 2.º El Cachafaz e 3.º Conaprole (uruguaio) 4.º iLoLay (que se não tivesse adição de aroma de baunilha seria perfeito)


Chimbote (fonte site oficial)



O site argentino Planeta Joy publicou uma lista , segundo eles, com os dez melhores dulces de leche  - no topo do ranking, Chimbote. Após muitas colheradas, ele fica abaixo do top 4  acima.

Como o iLoLay sumiu do mercado brasileiro, consegui achar um substituto a altura, o SanCor - um argentino envasado no Brasil. Custa R$3,50 o pote de 250g, o sabor é igual ao iLoLay. Eles têm até uma linha de atendimento ao consumidor no Brasil - 0800-170404.
Atualizando, mudaram a embalagem do iLoLay e dobraram o preço - típico por aqui.


SanCor 

URUGUAIOS

Agora é a vez dos uruguaios. A lista era bem grande: Conaprole, Lapataia, Los Nietitos, Manjar, Camponuevo, Brisas Plata, Calcar, Colonial, Cefa e Limay. Pude provar os três primeiros. Surpresas e decepções. Los Nietitos, médio, semelhante ao iLolay, mas inferior. Lapataia, onde tinha apostado todas a minhas fichas, maior decepção - muito açucarado e não tão apurado, muito gosto de leite. Sorte que eu não sou jogador. Por outro lado o Conaprole, excelente descoberta, rivaliza-se ao El Cachafaz e Poncho Negro argentinos. E notícia melhor, pelo que eu lí em alguns blogs, ele pode ser encontrado no Brasil. Na embalagem tem até SAC no Brasil (11) 2972-9777. Em Curitiba, você o encontra no Angeloni. Pote de 440g R$ 12,98. O Lapataia também está disponível no Angeloni


Los Nietitos - OK, Conaprole - 'zero' de baunilha, tudo de
 sabor -, o melhor uruguaio, até agora - a lista é longa



Lapataia - o famoso dulce de leche uruguaio
- decepção 


No Brasil a versão é de potes de 440g


Mais dois convidados argentinos, o onipresente nos shoppings da cidade, Havanna e o desconhecido Munchi's. O primeiro tem a textura muito fina e muita adição de baunilha, o segundo, bueno, é muito fraco. Valem a pena pelo registro. 



Havanna e Munchi's - apenas para os registros


mais um argentino no Brasil, Vacalin -
textura muito fina e muita baunilha - comum

um brasileiro que merce estar entre os
melhores

4 comentários:

  1. Olá! Navegando pela internet encontrei o seu blog, que parece ser primo do meu, dê só uma olhada! Quanto aos doces de leite, faltou o La Salamandra... o melhor que já comi :)
    Muito bacana o seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o La Salamandra é ótimo, e o melhor, ainda, é que ja pode ser encontrado no Brasil. Irei visitar o seu blog com calma - como se saboreia um bom dulce de leche argentino.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei o post...

    Estas marcas de doce de leite são facilmente encontradas no mercado de Bue???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a maioria é facilmente encontrada nos mercados. O mais difícil foi o Poncho Negro. Quando estiver passeando por Bs As sempre que vir um mercado de uma conferida nos dulces de leche. Quaisquer novidades compartilhe conosco.
      Abraços.

      Excluir