domingo, 14 de fevereiro de 2010

Museumplein - não saia de lá sem vê-los

Isto é, a Praça dos Museus - lá entre outros você encontrará o Museu do Van Gogh e o Rijksmuseum. Informações para visitá-los, como horários, preços, como chegar, sempre é melhor ir ao site oficial - clique nos links acima.

O Museu do Van Gogh não requer apresentações, mas é importante mencionar que ele abriga a maior coleção dos trabalhos do autor no mundo - mais de 200, com muitas obras-primas.
No Rijksmuseum você irá encontrar Rembrandt, Vermeer, Steen, Hals entre outros. Sempre há, também, exposições temporárias, neste inverno 09/10 , o convidado é Avercamp - o mais importante pintor das paisagem de inverno da Holanda do século 17.

Ambos museus são imperdíveis. Dica importante, verifique nos sites oficiais como comprar os ingressos pela internet - você não quer passar momentos preciosos de suas férias na fila, não é?

Assunto delicado agora - quando você for nestes museus, você será orientado para não tirar fotos. Na verdade, em muitos museus, galerias e igrejas pelo mundo você ouvirá esta solicitação. O quê você deve fazer - afinal, você atravessou o oceano e... depois é apenas uma foto. Simples, direto e claro - você não irá tirar fotos.
Não é uma estatística oficial, mas os americanos, os japoneses e, diríamos, com menção honrosa, os brasileiros são os campeões em burlar tais orientações.
Qual seria o motivo mesmo?
- cara eu sou esperto, deixei minha câmera no guarda-volumes, mas tenho o meu celular, o guardinha vacilou e eu tirei esta foto, na verdade não lembro direito o museu mesmo , mas era de um cara bem famoso.

Por motivos óbvios não tenho fotos destes museus.


Museumplein

2 comentários:

  1. entre outros motivos, as fotos tbem sao proibidas pois o calor da luz dos flashes degradam as obras primas. imagine o coitado de um van gogh levando 500 flashes por dia, em 10 anos ele acaba todo torrado.

    ResponderExcluir
  2. donapri,
    Concordo plenamente com as suas observações, algumas lembranças tem que ficar na apenas na memória ou nos livros.
    Um abraço!

    ResponderExcluir