segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Anne Frank Huis - mais que do uma história


Em 1933, Anne Frank tinha 4 anos quando Hitler ascendeu ao poder e começou uma política anti-semita. Ela e sua família, de origem judaica, moravam na Alemanha e mudaram-se para os Paises Baixos em busca de segurança. Em 1940, os alemães invadiram a Holanda e implementaram medidas para dificultar a vidas dos judeus. Em 1942, a família Frank (Otto Frank, sua mulher Edith, Anne e a sua irmã Margot) mudou-se para um esconderijo na parte dos fundos da casa (o Anexo) onde era o escritório de Otto Frank. Mais tarde, mais quatro pessoas se juntaram a eles. Eles viveram escondidos por cerca de dois anos, até serem denunciados à polícia e deportados para campos de concentração.
Durante todo o tempo que viveu no Anexo, Anne Frank escreveu um diário sobre a sua vida no esconderijo, seus pensamentos, seus sentimentos de isolamento e a angústia e o medo permanente de serem descobertos.
Anne Frank morreu de tifo no campo de concentração de Bergen-Belsen em 1945, aos 16 anos.

O diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947 e foi traduzido para mais de 65 línguas.

A Casa da Anne Frank fica em Amsterdam e lá você poderá ter uma percepção de como era a vida das pessoas que lá viveram na clandestinidade, bem como, daqueles que os ajudaram, arriscando, assim, as suas próprias vidas.

Bom, esta é apenas a primeira parte da sua visita (clique e faça uma visita virtual), pois a Casa da Anne Frank, tornou-se também, além de um museu, um centro para a defesa dos direitos humanos e na luta contra preconceitos e discriminações, com atividades educativas, inclusive com exposições itinerantes pelo mundo - recentemente esteve em São Paulo (clique e veja o vídeo).

Um projeto que esta sendo desenvolvido pela Casa Anne Frank, chama-se Free2choose, ou seja, liberdade para escolher. Logo após a sua visita, você encontrará um pequeno auditório onde estarão sendo mostrado 10 clips - ou pequenos filmes- sobre os seguintes temas: direitos humanos, direitos constitucionais, sociedades multifacetadas, não-discriminação, liberdade de expressão, liberdade religiosa, direito a privacidade, direito de demonstração (relacionado a se reunir a outras pessoas e poder expressar-se), liberdade de imprensa e outros tipos de direitos e liberdades.
Estes vídeos são altamente polêmicos e nos fazem realmente pensar sobre estes conceitos. Mas isto não basta, após cada vídeo há vários controles no auditório para que você exprima a sua opinião (sim/não) em relação aos temas apresentados nos filmes. Logo após ao tempo de votação, mais ou menos um minuto, sai a votação do auditório e depois de todos os visitantes do mês/ano. O que é interessante notar, lembre-se o voto é anônimo, é que temos muitas surpresas - muitas vezes uma platéia com quase 100% de jovens tem opiniões altamente conservadoras.

Entre no site oficial, disponível em diversas línguas, para informações para visitas - lembre-se de comprar o ingresso antecipadamente pela internet para evitar as filas gigantescas.
foto de Anne Frank: wikipedia

2 comentários: