quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Willkommen in Berlin

O sinal está verde para Berlim, com ou sem Ostalgie. Se você vier de avião através de uma companhia low-cost, como Easyjet, Rayanair, Germanwings, você chegará no aeroporto de Schoenefeld (SXF). Caso você venha por uma grande companhia, como KLM, Lufthansa, British Airways, Air Berlin, você chegará no aeroporto de Tegel (TXL).

De Schoenefeld para o centro você deverá pegar o trem Airport Express na estação que fica a 6 minutos do aeroporto - não se preocupe, o caminho é coberto e bem sinalizado. Este trem parte a cada 30 minutos e leva 28 minutos para chegar na Hauptbahnhof que a principal estação de trem de Berlim. Desta estação você poderá pegar o metrô até o seu destino final.

Você pode usar o bilhete de metrô para pegar o Airport Express. Ele custa 2,80 euros e você poderá comprá-lo nas máquinas de bilhetes - que tem instruções em diversas línguas. Como este aeroporto fica na zona C e o centro na zona A, você deverá comprar o bilhete zonas ABC. Você poderá utilizá-lo por duas horas, então, chegando na estação, por exemplo na Hauptbahnhof, você poderá ainda usá-lo para pegar o metrô/ônibus até o seu hotel ou apartamento.
É importante não esquecer de validar seu bilhete. Nas estações de metrô há máquinas amarelas nas quais você coloca o seu bilhete para carimbá-lo para que ele seja válido. No trem do aeroporto ele será validado pelo fiscal. Só a necessidade de validá-lo uma vez.

outras opções de destino a partir de Schoenefeld

Caso você chegue em Tegel, você deverá pegar o Airport Express Bus. Ele sai aproximadamente a cada 10 minutos e leva de 20 a 30 minutos para chegar ao centro da cidade. São diversas opções de ônibus e você pode descer, por exemplo, em Hauptbahnhof, Unter den Liden, Alexanderplatz. O bilhete custa 2,10 euros e pode ser comprado diretamente com o motorista.
Naturalmente existem outras opções de locomoção até estes aeroportos, mas estas citadas são as mais rápidas e fáceis. Nos links dos aeroportos você encontra mais informações detalhadas, em inglês.Como Berlim é uma cidade muito extensa será interessante ir do aeroporto até uma estação de trem/metrô e de lá seguir até o seu destino final.
Lembre-se que em caso de dificuldades seja para a compra de bilhetes, localização do ponto do ônibus, ou mesmo para pegar alguns mapas, vá ao setor de informação que eles lhe ajudarão. Se você não falar alemão, não se preocupe que eles falam inglês - e muitas vezes o seu inglês será melhor que o deles.
foto do mapa: Berlin Flughafen

Nenhum comentário:

Postar um comentário