quarta-feira, 11 de setembro de 2013

New York City: Bánh Mì

Esta é uma das novas manias em NY, o sanduíche vietnamita Bánh Mì. A famosa baguete francesa foi introduzida no Vietnã durante o período colonial que durou mais de 50 anos. Bánh Mì é a expressão em vietnamita para todos os tipos de pão, em especial o tipo baguete francesa. Sendo, portanto, um dos principais componentes deste sanduíche, mas veja que este pão, tipo baguete francesa, é feito com farinha de arroz e de trigo, sendo, então,  mais leve e crocante que o tipo francês. Os ingredientes variam bastante, mas com alguns fixos: patê, presunto e queijo fatiado e também, cenoura, pepino daikon, coentro, muitas vezes complementados com maionese com manteiga, shoyo e algum molho apimentado.

Onde encontrar este cultuado sanduíche? No ótimo site gastronômico Serious Eats eles fizeram um ótimo trabalho e listaram os melhores da Big Apple. Segundo eles, o melhor é o Bánh Mí Zon e na sequência o Co Ba, Saigon Vietnamese Sandwich Deli e em quarto lugar o Bánh Mí Saigon - foi este que eu fui visitar.

Este restaurante é localizado na 198 Grand Street (entre a Mulberry e Mott Street), o bairro é Little Italy (mas parece ser Chinatown também). Ele fica aberto das 8am - 6pm, 7 dias por semana.

O meu pedido foi um Bánh Mì de frango, você tem também as opções de carne de porco, carne de vaca e  vegetariano. Há outras opções de comida no menu, visite o site acima para conferir. Para você ter um idea do sabor, é algo leve, sabor levemente adocicado e um pouquinho picante. A foto abaixo é de um sanduíche dividido em dois, ele é realmente grande e custa menos de U$5.


Bánh Mí Saigon


tem esta "lojinha" na entrada


faça o seu pedido no balcão - note o anúncio "cash only"


Chicken Bánh Mì


Nenhum comentário:

Postar um comentário