sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Colonia del Sacramento

Os guias Top 10 (Eyewitness Travel) são os guias que uso atualmente antes de visitar uma cidade. Eles são pequenos (dá para levar na mochila/bolsa do dia a dia), completos (você não precisará levar vários ou aqueles uns volumosos) e vem com um mapa dobrável que é bem prático.

Ele lista os Top 10 de cada cidade. Os 10 melhores restaurantes, as 10 melhores lojas, as 10 melhores casas noturnas e assim por diante. Ele começa com as 10 melhores atrações da cidade. No de Buenos Aires, Colonia del Sacramento, está como uma das 10 melhores atrações.

Este post será a respeito desta cidade uruguaia que é encantadora. 

Só acho estranho algo, como uma cidade fora de Buenos Aires pode ser uma atração da cidade de Buenos Aires. Será que Buenos Aires é uma das top 10 atrações de Colonia del  Sacramento?

Uma viagem de barco à Colonia del Sacramento é um passeio imperdível, embora comparada um passeio no delta do Tigre, que é um passeio também muito interessante, o passeio à Colonia é muito mais completo e sofisticado. Colonia del  Sacramento foi fundada por portugueses no século XVII e é Patrimônio da Humanidade pela a UNESCO.

Há três companhias de barco para ir de Buenos Aires a Colonia. A Buquebus, a Seacat e a Colonia Express. Em relação a esta última cia não vou entrar em detalhes, pois não consegui encontrar nenhum comentário positivo a ela.

A Buquebus é a mais conhecida, mas possui os preços mais caros. Ela apresenta  duas opções de barcos, o rápido que demora 1 hora ida ou volta e o lento que leva 3 horas para cada trecho. Esta cia transporta carros também. A Seacat tem somente o barco rápido. Qual escolher, então? Na Buquebus embora os preços sejam mais caros, você tem mais opções de horários e dá para comprar pela internet aqui do Brasil. A Seacat tem preços melhores, mas menos horários de viagem e, embora não dê para comprar pela internet, é possível comprar por telefone - ligando para a Buenos Aires. Outra opção é comprar no escritório da Seacat em Buenos Aires. 

Para este tipo de viagem é possível fazer um pernoite em Colonia, pois lá há adoráveis pousadas. Ou mesmo esticar a viagem até Montevidéu. Minha opção, entretanto, foi o day tour pela Seacat, saí de Puerto Madeiro (Bs As) às 8:45 hs e voltei às 17:30 hs. Comprei meus tickets no escritório da Seacat, Avda. Córdoba, 722 esquina Esmeralda, 3 dias antes da minha viagem. 

Paguei $ 196 (pesos argentinos) pela ida y vuelta en el dia.
Caso você compre por telefone, o preço (ida e volta) será $141,5 (pesos argentinos).
 
O terminal Buquebus e da Seacat é o mesmo - (avda. Córdoba y avda. Antártida), melhor opção para chegar lá é de taxi. Muitas vezes você compra Seacat e viaja no barco da Buquebus, não estranhe.

Entre nos sites e veja outras opções de horários e preços, bem como promoções: Buquebus e Seacat.

Dicas de viagem:

- chegue cedo, no mínimo uma hora antes, para embarcar. Lembre-se você está saindo do país, há todo aquele procedimento de imigração.

- lembra-se daquele documento de entrada que você recebeu (com carimbo) quando chegou em Bs As, você terá que apresentá-lo, pois você está saindo da Argentina. Guarde todos os documentos de entrada no Uruguai, pois você irá precisar deles para sair do país e entrar na Argentina novamente. E você vai usá-lo também para voltar para o Brasil.

- para brasileiros a carteira de identidade será suficiente, ou passaporte, caso o tenha usado para vir para Bs As.

- muita gente circula por Colonia com vários tipos de veículos, bicicletas, scooters, mas os mais interessantes são os carrinhos de golf. Você pode alugá-los logo na sua chegada a  Colonia, por US$ 40 por dia, serve até quatro pessoas. Caso tenha interesse, leve a sua carteira de motorista do Brasil.

- caso você queira passear só pelo centro histórico, dá para ir a pé.

- nesta viagem o fuso-horário em Colonia era uma hora a mais, portanto quando cheguei lá, adiantei o meu relógio - para  não perder o barco de volta. Portanto, verifique o horário quando chegar.

- a moeda corrente são pesos uruguaios ou argentinos (ARS  l = 4,5 UYU) e cartão de crédito.

- finalmente, use este post como referência e base paara a sua viagem, mas não esqueça de conferir nos links informações mais atualizadas.




escritório da Seacat em Buenos Aires

terminal do Buquebus (e do Seacat) em Puerto Madero

compre Seacat e viaje no Buquebus

parece um cinema, mas é dentro do barco

tem lanchonete

duty-free shop

lá em cima é a primeira classe

alguns continuam a viagem até Montevidéu

alugue um destes por US$ 40 por dia - não esqueça 
sua carteira de motorista do Brasil

ou faça uma agradavél caminhada ao centro histórico

interior da Basílica do Santísimo Sacramento






El Faro

vista do farol







El Drugstore - ótimo restaurante com ótima música

a famosa calle de los Suspiros 

La Puerta de la Ciudadela

uma panorâmica do farol

2 comentários:

  1. Perfeita as dicas para Colonia Del Sacramento... depois se me permitir vou linkar no meu blog quando estiver falando da visita....
    Obrigada
    Grazi
    www.viagemcomg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Grazi,
    Fique a vontade para linkar com quaisquer posts de meu blog. A idéia do The Flâneur é servir a todos os viajantes ou viaGens.
    Um abraço!

    ResponderExcluir