domingo, 11 de julho de 2010

Die Berliner Mauer - O Muro de Berlim

Após o final da 2.ª Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação: de um lado o bloco capitalista, EUA, Grã-Bretanha e a França, do outro, a Rússia, comunista. O mesmo aconteceu com Berlim, a capital, que ficava no meio da parte comunista. Sendo assim, tivemos duas Alemanhas, a Alemanha Ocidental (RFA - República Federal Alemã) e a Alemanha Oriental (RDA - República Democrática Alemã) - parece piada chamá-la de democrática. Portanto, foi criada a famosa "Cortina de Ferro", separando o bloco capitalista do comunista, marcando o início da Guerra Fria.

Resumindo, Berlim, que ficava no meio da Alemanha Oriental, foi dividida em duas, uma parte ocidental (capitalista) e outra oriental (comunista).

Na madrugada do dia 13de agosto de 1961, Berlim Oriental foi separada da parte ocidental. Berlim Ocidental tornou-se uma 'ilha' no meio da RDA. Foi a maneira encontrada pelo governo da RDA para frear a migração da população para o lado ocidental. Primeiramente, com arame-farpado, depois com cercas e finalmente com o Muro. Até a sua queda em 1989, muitas vidas mudaram para sempre, muitas vidas foram perdidas.

foto da revista Veja (edição 2138) -clique para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário