terça-feira, 13 de julho de 2010

Berlim - Checkpoint Charlie


Onde encontrar o muro? Não é tão fácil assim, muitas vezes há apenas uma placa de bronze na rua (no chão) indicando que o muro passava ali, mas perto do Checkpoint Charlie é um dos lugares onde encontrá-lo.
O Checkpoint Charlie era um dos postos militares dos aliados na Berlin Ocidental. Ele era a mais conhecida fronteira entre as Alemanhas Ocidental e Oriental - a única que os aliados podiam cruzar. Era um dos símbolos da Guerra Fria.

Eventos tensos e trágicos aconteceram lá. A iminência de confronto entre tanques de guerra dos dois lados quase foi o estopim da 3.ª Guerra Mundial. A morte do jovem Peter Fechter que tentando passar para o lado ocidental foi baleado pelos guardas orientais e morreu diante centenas de pessoas e jornalistas - ambos os lados com medo de retaliações não tomaram nenhuma atitude.

Mas lá você também irá encontrar coisas divertidas, ou pelo menos curiosas. Na onda de nostalgia da época do muro, conhecido como Ostalgie, é possível conseguir vistos para passar de lado - de brincadeirinha, é claro, e naturalmente, custará alguns euros.

Há até um museu para os mais aficionados, Museum Haus am Checkpoint Charlie, se bem que, segundo as críticas no site de viagens Tripadvisor, visitá-lo não é uma unanimidade.

Para finalizar o seu passeio, pare no Einstein Kaffee para abastecer as energias com uma torta de maçã com creme de baunilha - um clássico. Este Café, que na época da Guerra Fria chamava-se Adler (águia), era o ponto de encontro de oficiais e espiões, inclusive mostrado em muitos filmes sobre esta época.

havia um muro aqui

O Muro

a caminho do Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie

"pegue o seu visto"

o antigo local do Café Adler

Apfelstrudel mit Vanilla-Sauce - € 3,60

Nenhum comentário:

Postar um comentário