sábado, 23 de janeiro de 2010

Amsterdam: Sexo, drogas e ... bicicletas

Primeira parada, Amsterdam (com 'm' mesmo). Sexo, o famoso Red Light District (distrito da luz vermelha); drogas, os coffeeshops e bicicletas são bicicletas mesmo, tal como as conhecemos no Brasil.
O Red Light District é uma área perto da Central Station (uns 10 min. caminhando) com inúmeras ruelas, onde em pequenos quartos prostitutas oferecem os seus serviços. Estes quartos ficam diretamente para a rua, como vitrines. Lá as meninas, em trajes miúdos, se exibem para os potenciais clientes. Na região há, também, sex shops, museu do sexo, museu da cannabis e outras atrações do gênero. A prostituição é legalizada na Holanda e esta área não tem aquela atmosfera de submundo. Na verdade, sempre esta cheia de turistas. Aviso importante: não tire fotos das meninas, ao menos que você queira buscar a sua camera, quebrada, no fundo do canal. NO PHOTOS!

Coffeeshops (escrito como uma palavra mesmo) é onde você vai encontrar maconha e haxixe para consumo no local - é tudo legalizado. Como, por lei, é proibido fazer propaganda sobre a venda de drogas, estes estabelecimentos usam artíficios para anunciar que estão no ramo. Imagens do movimento rastafari, reggae e da bandeira (ou cores dela) da Etiópia são as alternativas. Mas, convenhamos, atravesar o oceano para ficar num bar fumando um baseado, não parece muito inteligente - o mundo está andando lá fora.

Bicicletas. Amsterdam é uma das cidades mais receptivas às bicicletas no mundo. Devido a sua geografia, isto é, por ser plana e também às restrições ao uso de carros, principalmente no centro da cidade - existe uma cultura do ciclismo. Ela abrange todas as classes sociais. Não pense, porém, que são bicicletas estilo "mountain bike" de alumínio com 21 marchas. A grande maioria é de bicicletas usadas. Acredite, o roubo de bikes é gigantesco por lá. Por isto a recomendação dos locais é, invista mais nos cadeados e correntes do que na sua bicicleta. Recomendo ler o artigo(em português) sobre elas no site Ducs Amsterdam. Não deixe de clicar em "15 detalhes típicos da Holanda". Na verdade, este é um excelente site sobre a cidade.  Imperdível.                                                                                                                            


não importa o frio - bicicleta até para levar as crianças para passear

Nenhum comentário:

Postar um comentário