sábado, 5 de setembro de 2009

London fog

Provavelmente você já deve ter visto algum filme passado em Londres onde há aquela névoa (fog) que encobre a cidade. O fog nos lembra, também, as histórias do Jack Estripador (Jack the Ripper), que nas ruas das madrugadas de Londres, matava e esquartejava prostitutas. Mas o fog, ou mais propriadamente dito, o smog (smoke + fog), fumaça com névoa, ocasionou mais vítimas que o Jack the Ripper.

Em 1952, mais de 4.000 pessoas morreram em Londres devido ao The Great Smog ou The Big Smoke, que foi causado por uma soma de fatores. Com a chegada do inverno, os londrinos aumentaram o consumo de carvão que era utilizado para aquecimento doméstico, com o detalhe, eram carvões de baixa qualidade, ricos em enxofre - os de boa qualidade tinham sido exportados. Some-se a isto, a presença da fumaça dos carros e fábricas e uma inversão térmica. Tudo isto resultou num manto negro-amarelado que cobriu toda a cidade. Os automóveis pararam, cinemas e teatros fecharam as portas, pois era impossível ver o palco, as pessoas conseguiam ver apenas alguns metros adiante. A poluição penetrou até nas residências. As pessoas afetadas tinham que achar seu caminho até os hospitais, pois não havia serviço de ambulâncias. A princípio a população pensou que se tratava de mais um fog, mas quando aumentou o número de pacientes nos hospitais e as funerárias não estavam dando conta da demanda de caixões e as vendas de flores aumentaram, realmente percebeu-se a gravidade da situação.
 Tudo isto resultou na criação de atos legais que restringiram a poluição no Reino Unido - Clean Air Acts 1956 e 1968.
No site BBC news você encontra relatos, em inglês, de pessoas que viveram esta experiência. Veja algumas fotos do blog Another Nickel in the Machine.

The Great Smog


The Big Smoke

Nenhum comentário:

Postar um comentário