quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Transporte em Amsterdam

Esta postagem ficará como um relato histórico de como era o transporte em Amsterdam. Entre no link da GVB e veja as opções de transporte para turistas.

Existem diversos tipos de transporte público em Amsterdam, o bonde (tram), os ônibus e o metrô. Creio que a melhor opção, naturalmente além de andar e pedalar, é o bonde. Das diversas variedades de tickets, a melhor escolha é o "strippenkaard", caso você queira conhecer outras opções visite o site da GVB. Este cartão vem em duas opções com 15 espaços e com 45 espaços. Você pode comprá-lo nos quiosques de informações, correios e lojas em geral, tem que ir perguntando, pode chamá-lo também em inglês de "strip ticket".

Em posse de seu strippenkard vamos a parte mais emocionante, usá-lo. Para cada viagem você deve validá-lo, isto é carimbá-lo. Isto será feito pelo condutor do bonde ou ônibus (onde ele pode ser usado também), e caso não tenha condutor, você deverá fazê-lo nas máquinas amarelas existentes no veículo. Caso você "esqueça" de carimbá-lo, poderá pagar uma multa de 30 euros. Como eu disse este cartão tem 15 ou 45 espaços (depende da sua escolha). Se você fizer uma jornada dentro de uma zona, a cidade é divida em zonas, você pulará uma linha e carimbará a próxima. Caso sejam duas zonas, pulam-se duas linhas e depois carimba. Parece um pouco complicado e é mesmo. Como normalmente a maioria das atrações está dentro da zona central, o padrão será pula uma linha e carimba a próxima. Outra maneira é informar o condutor aonde você quer ir e deixá-lo carimbar. Caso você não consiga pronunciar o endereço, mostre-o por escrito, por exemplo, "STADHOUDERSKADE". Cada carimbada (dentro das zonas 1 a 3) vale por uma hora, período o qual você pode mudar de bonde ou ônibus quantas vezes quiser.

Os preços para 2010 são para 15 strips 7,60 euros e para 45 strips 22,50 euros. Você pode comprar tickets individuais na própria condução, mas além de ser mais caro em relação ao strip ticket, não tem toda a emoção acima descrita.


não perca o bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário