sexta-feira, 13 de junho de 2014

New York City: Flatiron Building

Após visitar New York você, provavelmente, terá um um prédio, uma ponte, um museu, enfim, uma obra arquitetônica que você ache que represente a cidade; que pode ser muito além dos óbvios Empire State, Estátua da Liberdade e Ponte do Brooklyn - não que eu não os ache interessantes, mas numa das maiores cidades do mundo há muito mais.

A minha escolha é o Fuller Building, conhecido como Flatiron (ferro de passar) devido ao seu formato.

Construído em 1902 com uma altura de aproximadamente de 86m (285ft) é o mais antigo arranha-céu de NYC.  Ele foi o primeiro edifício construido em estrutura de aço, o que na época era uma novidade, pois dava a impressão que ele não poderia se sustentar. O design da fachada é baseado nas proporções clássicas de uma coluna grega. Ele foi construido com tijolos e terracota.

Uma história interessante da época, após a sua construção, é o "23 skidoo". Devido ao formato de sua construção e os ventos que encanavam ao seu redor, com uma corrente ascendente, então os homens ficavam na região para dar uma olhadela nas pernas das moças quando o vento levantava os seus vestidos. Como o edifício fica na esquina da rua 23, os policiais gritavam para os marmanjos "23 skidoo", algo como, 'circulando".

Se este assunto lhe interessou, o livro How to Read New  York (A crash course in Big Apple architecture) de Will Jones irá lhe trazer esta história e muito mais dos maiores tesouros arquitetônicos de NYC.

O Flatiron fica na 175 Fith Avenue esquina com a 23rd Street. 



o tipo de terreno moldou o formato do edifício



ele mistura estilo clássico com trabalhos esculpidos na
pedra - criticado pelos arquitetos na época, adorado pelo público








não esqueça de tirar a famosa foto
com o relógio da  5th Ave.





o efeito que a terracota dá é maravilhoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário