sábado, 23 de novembro de 2013

New York City: Washington Square Park

Este parque (ou praça) como você quiser chamá-la é um dos mais populares e interessantes de New York, não somente pela sua beleza com o seu famoso arco, a fonte central, os caminhos com muitos bancos e locais para jogar xadrez (mania novaiorquina nas praças), mas também pela a sua riquíssima história.

Ela é cercada por muitos prédio que pertencem a New York University (NYU), e talvez seja este o motivo que ela mantém esta aura nonconformista. Ela foi palco de da batalha ente os folksingers e a polícia pelo direito de tocar música na praça, episódio conhecido como Beatnik Riot. Também local de protestos de mais de 20.000 trabalhadores, dos quais 5.000 mulheres, em lembrança do incêndio na fábrica têxtil Triangle Shirtwaist no qual morreram 146 pessoas. Este incêndio expos a condições desumanas de trabalho das mulheres que lá trabalhavam. Este episódio é associado à criação do Dia Internacional da Mulher. As coisas estão mais calmas, mas não menos agitadas - um dos maiores comícios de Barack Obama foi realizado lá em 2007.

Mas o que você encontrará lá agora? Muitos turistas, naturalmente você está em NYC, mas muito mais que isto, pessoas curtindo piano ao vivo e outros tipos de performances, alguns protestos, entretanto mais civilizados, mesas para picnic, área para a criançada brincar, enfim, um ótimo ambiente para descançar e curtir o final de semana.

Para chegar lá desça na W 4th Street station, (trains A,B, C, D, E, F, M) mas não vá correndo para a praça. Duas paradas importantes: no Joe's Pizza para saborear uma das melhores slices in town, e a segunda, no the Cage, provavelmente a mais famosa quadra de basquete de rua dos EUA. O basquete é para não-profissionais, mas estes caras não são amadores - devido as dimensões reduzidas e a intensidade de como a partida é jogada, como muito contato físico e geralmente ignorando a linhas laterais, torna esta quadra uma verdadeira jaula.

Este post faz parte da série New York City: de graça (for free) com muito mais atrações gratuitas.




Washington Square Park no inverno


Washington Square Arch






alguns protestos básicos



a famosa fonte


faça uma pausa para escutar o concerto de piano



The Cage - para não-profissionais que não são amadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário