domingo, 3 de março de 2013

New York City: transfers

Chegando de avião em New York, você provavelmente descerá em um destes dois aeroportos La Guardia (LGA) ou John F. Kennedy International (JFK). Como eu cheguei no JFK, lhe contarei minha experiência para it até ao meu Hotel. Na realidade eu fiz o básico do básico, ou seja, peguei um táxi oficial amarelo no ponto de táxis do aeroporto. Mas tenha em mente que há diversas opções para fazer este trajeto, e mais baratas que esta. No excelente site Viaje na viagem de Ricardo Freire você encontrará todas opções.


Vindo do Brasil e chegando no JFK, você irá descer no Terminal 4, após passar pela imigração e pegar suas malas dirija-se para a saída, lá você verá os táxis oficiais amarelos, vá para fila onde você receberá um cartão com as informações de seu táxi. Neste cartão há taxi medallion que é o n.º de identificação de seu carro - no meu caso 5J53, a data e o terminal que você está. Na parte de trás deste cartão há todas as informações de tarifas. A taxa do JFK para qualquer lugar em Manhattan é fixa (flat fare) U$ 52,00, você terá que pagar também uma taxa ( NY State Tax Surcharge) U$0,50, e pedágio (tolls) aprox. U$6,50 e 15 a 20% de gorjeta (tips). Resumindo, aproximadamente U$ 68,00. Esta é a tarifa pela viagem de até 4 passageiros com a quantidade de malas que couber no porta-malas. Então, lembre-se, não é cobrado por passageiros e nem por malas.

 Portanto dividindo esta tarifa por 4 passageiros (U$17), verifica-se que vale a comodidade de se pegar um táxi. Diferente de Londres, os taxistas não sabem todos os endereços de NYC, sendo assim, informe o hotel, ou local que você irá ficar e dê como referência a interseção das ruas próximas, por exemplo, 7th ave. and 23rd street. Normalmente os passageiros se sentam no banco de trás e apenas informam o seu destino após entrar no veículo. Eu paguei minha viagem em dinheiro, mas para alguns táxis é possível pagar com cartão - haverá um terminal voltado para os bancos de trás para o pagamento, não se esqueça da gorjeta.


Há um serviço para cadeirantes (24/7) também, visite o site oficial  Acessible dispatch.


Para voltar para o aeroporto não é possível telefonar para uma táxi oficial, você poderá pegá-lo nas ruas, mas com muitas malas não é muito viável. Como opção você poderá utilizar os serviços das empresas de car-service CarmelLimo ou Dial 7, as mais conhecidas. Naturalmente há muitas outras. No meu caso eu solicitei na recepção de meu hotel um carro compatível com o n.º de passageiros e malas que eu estava levando (e eram muitas) - o preço saiu quase igual.


Caso você tenha quaisquer reclamações, objetos perdidos ou elogios,  ligue 311 (NYC Taxi&Limousine Comission), por isso é bom guardar o taxi medallion.



taxi medallion

táxis oficiais amarelos


4 comentários:

  1. Rory, adorei seus posts sobre NYC. Fiquei com mais vontade de ir pra lá (pena que o usd nas alturas como está torne isso cada vez mais difícil...). Só que vou ter que ficar uns 3 meses para conseguir tudo isso que vc postou!

    Um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,
    Obrigado pela visita. Realmente com o dólar tão alto fica meio desanimador - por outro lado, caso queira fazer algumas comprinhas, ainda assim, fica mais barato que no Brasil. O segredo sempre é muito planejamento - em especial a data da viagem e hospedagem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia, tem sim, veja o post abaixo, do Dicas New York: https://dicasnovayork.com.br/uber-em-nova-york/

    ResponderExcluir