sábado, 16 de março de 2013

Metrô de New York City

Primeira coisa que você irá notar ao chegar no metrô de New York é que ele é diferente do de Londres, Paris, Barcelona, etc. Consequentemente, esqueça os metrôs que você conhece e aprenda a utilizar o subway da Grande Maçã. Não quero dizer que sua experiência será inútil , mas veja-o numa perspectiva diferente. Entenda-o como várias linhas de trem que vão para norte-sul e leste-oeste e muitas vezes se interligam. Vamos ao passo a passo:

Compra do bilhete:
Geralmente, como em todo o metrô, há diversos tipos de bilhetes - deste uma passagem simples ($2.75) até os cartões para viagens ilimitadas por um determinado período.
Imaginando que você irá ficar no mínimo uma semana, para ter uma breve noção da cidade, a melhor opção será o cartão (MetroCard) para viagens ilimitadas para uma semana o 7-Day Unlimited Pass, que custa $30. No site oficial do metrô de New York você encontrará mais informações sobre este e outros bilhetes. Compre-o nas máquinas nas estações de metrô. Não esqueça de pegar o seu recibo (receipt), pois caso seu cartão dê algum problema, você irá utilizá-lo. Caso você vá ficar mais de uma semana, você pode recarregar o seu cartão, pois para cada cartão novo é cobrada uma taxa de U$1,00. Na própria máquina que você comprou o seu cartão você fará a recarga, sigas as instruções na tela.


 O video How to navigate the subway,  em inglês, nos mostra como usar o metrô, bem como a maneira de comprar o seu MetroCard.  Novamente no Viaje da viagem você encontrará muitas informações detalhadas sobre o metrô de New York.

Dicas importantes de como usar o metrô:
- mapa, não sai de casa sem ele - pegue-o no seu hotel ou nas estações.
-  sempre tomando como referência onde você está, se você for para norte é Uptown, se você para o sul é Downtown. Antes de entrar na estação veja se ela é uptown ou downtown, caso não tenha esta informação, a estação servirá para as duas opções.
- suponha que você precisa pegar o metrô na 23rd St,se você olhar no mapa irá verificar que ela fica em 5 locais diferentes, dependendo da linha que você irá necessitar. Não é uma estação com todas as linhas. Por exemplo se você quer pegar a linha 1 (vermelha) você deverá ir a estação 23rd St. da rua 23rd com a 7Ave., mas se você quiser pegar a linha 4 (verde), você deverá ir a estação 23rd St. da rua 23rd com a Park Avenue. Normalmente as pessoas não se referem às linhas pelas cores, mas pelos números ou letras.
- há dois tipos de train (assim que o metrô é chamado) o local e o express, que param, respectivamente em todas as estações e somente algumas estações. Eles são indicados no mapa com uma bolinha branca para  estações onde param o local e o express, e uma bolinha preta para somente o local.
- em muitas estações há painéis digitais que informam se o trem que está vindo é local ou express.
- se você entrou numa estação downtown, mas mas quer ir uptown, muitas vezes não adianta mudar de lado da plataforma, você terá que sair da estação e caminhar até a estação uptown, que será no outro lado da rua, ou a algumas quadras, portanto verifique antes de entrar. Para evitar fraudes a MTA programou o uso de um cartão na mesma estação para intervalos que variam de 18 à 60 minutos. A idéia é evitar que uma pessoa compre um cartão para uso ilimitado durante um período, entre na estação e depois passe para alguém usá-lo também. Portanto, preste atenção quando entrar na estação, pois se tiver que sair para ir para direção certa, talvez que esperar um bom tempo para reutilizá-lo.

Verifique antes de entrar se é Uptown ou Downtown




Lembre-se também que o metrô não é somente para você se locomover pela cidade, há muitas coisas interessantes acontecendo lá.

Ebony Hillbillies




Na 14th Street - 8th Avenue Station há o trabalho de Tom Otterness chamado Life Underground.








Nenhum comentário:

Postar um comentário