sábado, 20 de outubro de 2012

Transporte em Budapeste

O sistema de transporte público em Budapeste é eficiente, barato e cobre os maiores pontos de interesse aos turistas. O site oficial BKV Zrt trás informações sobre o seu funcionamento, tipos de tickets, informações para turistas, loja de souvenires, etc.

Os tipos de transporte mais utilizados são os ônibus, o metrô, os bondes, os elétricos e os trens. Minha recomendação é comprar o passe de viagens para 7 dias (Budapest 7-day travel card). Naturalmente, se você for ficar um tempo menor, há outras opções, desde bilhete simples até o travel card para 24 horas ou para 72 horas. No site oficial há mais detalhes, inclusive com os preços.

O Budapest 7-day travel card custa 4.950 Ft (florins) o que equivale a R$ 68 (menos de 10 reais por dia), isto para uso ilimitado de todos os meios citados acima durante 7 dias.

Você pode comprá-lo nos guichês (Pénztár) das estações de metrô. Ele é de uso pessoal, isto é, você não pode "emprestá-lo" para ninguém. Há nele um campo em branco onde você deve preencher a caneta, em letras de forma, o seu nome completo. Para usá-lo leve sempre junto um documento com foto. No caixa da estação do metrô informe a data que você quer começar a utilizá-lo. Normalmente é desde o momento da compra - mas você deve informar ao atendente -, pois ele irá carimbar o seu travel card com a data de ínico e fim de seu uso. E por falar em atendentes, normalmente, são pessoas que somente falam húngaro, sendo assim leve por escrito as informações do passe que você deseja. Por exemplo:

"Eu gostaria de comprar três "Budapest Hetijegy". Nós queremos começar a usar eles hoje. Muito obrigado." 

Coloque a sua frase no Google translate, note que você deve escrever de maneira muito clara e simples, sem contrações, para se ter uma tradução melhor. O resultado foi:

"Szeretnék vásárolni három 'Budapest Hetijegy'. Azt szeretné kezdeni használni őket ma. Köszönöm."

Imprima num papel e leve com você, te garanto que será muito útil - experiência própria. Um pequeno detalhe, eu peguei no site oficial como se escreve em húngaro Budapest 7-day travel card (Budapest Hetijegy).

Nota final, este 7-day travel card, não é o Budapest card (24hs e 72hs) que inclui além do transporte a entrada em algumas atrações, tours e descontos em museus e restaurantes. Baseado na minha experiência este tipo de travel card não vale a pena, pois nem todas as atrações serão de seu interesse, a relação custo x benefício é muito pequena.


Budapest Hetijegy  (escreva o seu nome nele) (Fonte: BKV)

Tram



visto de dentro

saindo da estação de metrô


2 comentários:

  1. Adorei esse post,super útil pra quem viaja por conta própria,obrigada.Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian,
      Esta é a ideia de meu blog, informar, dar dicas, enfim, ser útil.
      Abraços!

      Excluir