domingo, 14 de outubro de 2012

Budapeste: aeroporto e transfers

Budapeste - uma breve introdução:
Numa margem do rio Danúbio, Buda e Obuda na outra, Peste. Em 1873 com a fusão de Buda (junto com Obuda) e Peste surgiu Budapeste, a capital da Hungria. Ela forma junto com Viena e Praga o triunvirato de Habsburgo.

As línguas faladas são o húngaro (oficial), alemão (minorias) e o inglês nas áreas turísticas. A temperatura oscila de - 15°C no inverno (dezembro e janeiro) à 42ºC no verão (julho e agosto).

Para os que apreciam arquitetura ela apresenta desde o Barroco, passando Neoclássico até Art Nouveau. Apresenta, também, muitos locais históricos, como ruínas da cidade romana (Aquicum), banhos turcos - são mais de 100 fontes térmicas, e o esplendoroso Parlamento num lado do Danúbio e o Castelo nas colinas de Buda. Passeios de barco pelo Danúbio. Tem uma noite agitadíssima com bares e clubes e centenas de restaurantes de primeira classe e vinhos maravilhosos - tudo isto com preços acessíveis, mesmo para nós brasileiros.


Para você ter uma primeira introdução ao país, veja o vídeo abaixo, do governo da Hungria, sobre as invenções dos húngaros presentes no nosso dia a dia, com belas imagens e ótima trilha sonora.

  Hungary - World of potentials

Aeroporto
O aeroporto de Budapeste é o Liszt Ferenc (BUD) que tem 3 terminais. O n.º 1 é para as companhias low-cost, provavelmente onde você vai chegar. Separado dele, mas com shuttle minibus os ligando, há o terminal 2a para a companhia nacional Malév (que pelo visto foi a falência) e o 2b para outras companhias. 
Na minha opinião a melhor opção de transfer para a cidade, ida ou volta, é por táxi. Naturalmente há outras opções, mas um pouco mais complicadas. O site Tripadvisor cita e explica estas outras formas de ir para a cidade.   

A companhia "oficial" do aeroporto é a Fö Taxi, "oficial", pois a administração do aeroporto não só concede um quiosque para ela na saída do aeroporto, mas também desencoraja outras companhias atuarem por lá. Isto não quer dizer que não haja outras empresas confiáveis, no seu guia de viagem com certeza haverá outras, e mais baratas. Eu usei a Fö Taxi, pois era a maneira mais simples e direta para ir para Pest, onde se localizava o meu hotel. O custo não era exorbitante que necessitasse fazer uma pesquisa com outras companhias. 

O preço é tabelado e informado em florins (HUF) e euro. A Hungria faz parte da União européia desde 2004, mas ainda não adotou o euro como moeda. No momento 1 = 280HUF, confira aqui antes de viajar. 

Saindo do seu terminal, evite o cara que lhe irá oferecer um táxi baratinho e vá direto para a calçada, a sua esquerda há um quiosque da Fö Taxi, fale para o atendente, em inglês, para qual hotel você quer ir. Como eu disse o preço é fixo, se o seu hotel for em Pest custará 3990 HUF (14), ou seja R$37, falei que era barato;  se for para Buda 4590HUF (17), R$45. Dá para pagar em dinheiro ou cartão de crédito. Eles lhe darão, também, um cartão com o n.º de telefone para você ligar para pegar o táxi do seu hotel  de volta para o aeroporto. Solicite na recepção do hotel para que eles façam a chamada.

Algumas vezes, você pode pegar um motorista que fale somente húngaro, mas não se preocupe, pois ele o levará até ao seu hotel. Este foi o meu caso, quando ele descobriu que eu era brasileiro, ele queria me mostrar, no caminho, o estádio de futebol do time dele, onde joga um brasileiro - tive um dos diálogos mais bizarros da minha vida, comecei falando inglês, fui para o italiano, não sei porque, talvez porque ele falasse alto e empolgado, e terminei falando em português, ele não ia entender mesmo.


guarde este cartão para solicitar o táxi para ir para o aeroporto

quando eu viajei, estas eram as tarifas, como o Florim desvalorizou, elas  ficaram mais baratas


este é o quiosque da Fö Taxi, na saída do aeroporto

Nenhum comentário:

Postar um comentário