domingo, 25 de setembro de 2011

Buenos Aires: Cafés Notables - parte 2

Continuando a visita aos Cafés Notables, seguem mais alguns.

Café Retiro
Estación Retiro, Ferrocarril Mitre, Retiro

Fundado em 1915 este café lhe fará voltar no tempo, colunas enormes, piso de madeira e um lustre maravilhoso sob uma impressionante cúpula, nem parecerá que você esta na estação de trem Retiro. Aproveite para visitá-lo quando for fazer o famoso passeio no Tigre.

você pode entrar pela frente da estação ...

... ou pela parte de dentro

observe as colunas 

sob a cúpula

o lustre

Café Retiro


Confitería Ideal
 Suipacha, 384, San Nicolás

Este lugar é realmente incrível, abriu as suas portas em 1912 - fica pertinho da calle Florida, numa região que a noite não é das mais convidativas -, mas esta confitería realmente vale a pena visitar.  Manteve-se intacta todos estes anos, talvez aí esteja todo o seu charme e glamour, mas também sua perdição, pois há sinais, vistos em muitos cafés notables, de uma decadência que retrata as condições econômicas do país.

Visite o site e veja que na Confitería Ideal você pode fazer muito mais coisas de que tomar um simples cafecito - shows, eventos, escola de tango, milongas.



repare no lustre, mas também, o desgaste que o tempo
e a economia trouxe


Confitería Ideal

Bar Plaza Dorrego
Defensa, 1098, San Telmo

Este notable está situado em San Telmo, o bairro da famosa feira de fim-de-semana. Conseguir uma mesa nos dias de feira é muito difícil, mas vale a pena - a começar pelo seu balcão de madeira e mesas entalhadas, não por artistas, mas pelos frequentadores, que deixam mensagens e juras de amor. Começou como armazém e distribuidor de bebidas chamado “El Imperial”, isto em 1880 – após a troca de dono, tornou-se um bar. Foi local da contracultura depois de 1976, época da ditadura argentina e, também, ponto de encontro de Borges e Sábato (com direito a foto para comprovar este feito). No verão, uma marca registrada são as cascas de amendoim pelo chão, pois são servidos com um bom chope.

não é um quadro, isto é real


garrafas de bebida antigas decoram as paredes

balcão do caixa entalhado

conseguir uma mesa é difícil,

mas vale a pena (Bar Plaza Dorrego)


Caffe le Caravelle
Lavalle, 726, San Nicolás

Situado pertinho da Florida é um notable onde você verá muito poucos turistas - a grande maioria é de trabalhadores e empresários da região central. Não tem mesas, apenas dois balcões onde você poderá tomar o seu cafecito.

no meio do burburinho do centro da cidade

você não irá encontrar turistas

Caffe le Caravelle



Confitería del Hotel Castelar
Av. de Mayo, 1048/50, Montserrat

Fica dentro do Hotel Castelar, que foi inaugurado em 1929. Este local sempre esteve ligado as artes e literatura, cultura e teatro - seu visitante mais ilustre foi Frederico García Lorca.  Apesar do aspecto um pouco sofisticado, é comum entrar para só tomar um cafezinho e ler o jornal.


Castelar Hotel

Confitería del Hotel Castelar

Florida Garden
Florida, 899, Retiro

Localizado em plena Florida este café não é o lugar para uma refeição, mas um café com unas facturas, enquando você aprecia a sua arquitetura (altíssimo pé-direito com decorações de cobre) e o agito lá fora.



escolha as sua facturas

aprecie a sua arquitetura (Florida Garden)

El Gato Negro
Av. Corrientes, 1669, San Nicolás

Durante muitos anos El Gato Negro foi a melhor casa de especiarias de Bs As. Foi fundado em 1926 com o nome "La Martinica" numa loja ao lado. Em 1927 mudou-se para o endereço atual e foi renomeada "El Gato Negro" em homenagem ao menu do vagão-restaurante do Orient Express. Atualmente mais de 400 tipos de especiarías podem ser encontrados lá. Foi aberto no mezanino um salão de chá e cafés - uma das especialidade da casa, com procedência de diversas partes do mundo.

fonte (tradução): Palermoline



especiarias 

cafés

chás

do mundo inteiro 

Siga agora para a parte 3 dos notables.

2 comentários:

  1. Nossa... este post deveria muito estar lá no Café Viagem. Show. Vc fez um tour pelos cafés de Buenos, que delícia. Obrigada pela visita e adorei conhecer seu blog, Rory. Parabéns.
    Abs
    Alexandra

    ResponderExcluir
  2. Alexandra,
    Obrigado pela visita, realmente é um tour que esta apenas começando, meu plano é visitar todos os notables.
    Parabéns pelo Café Viagem ele é incrível.Irei visitá-lo muitas vezes.

    ResponderExcluir