quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Buenos Aires: Palacio Paz

Se alguma vez Buenos Aires foi Paris, o Palacio Paz é o maior exemplo - esta é abertura no site oficial e nos informativos sobre ele. Esta construção, considerada uma das mais belas de Buenos Aires, foi feita a mando de José C. Paz entre 1902 e 1914, sob a batuta do arquiteto francês Louis-Marie Henri Sortais. A família Paz - fundadora do jornal La Prensa - era uma das mais ricas e poderosas da Argentina. O Palácio Paz, cujo  nome oficial agora é Círculo Militar, foi comprado por esta entidade militar em 1938 porque os anos de depressão tornaram impossível a sua manutenção.

José Paz, como muitos outros argentinos, escolheu Paris para viver por longos períodos. Por esta exposição à arquitetura francesa, José Paz não só trouxe todo o material utilizado e trabalhadores para construí-lo, mas também, uma forte inspiração européia.

Sendo assim, você verá detalhes que nos lembram o Palácio de Versalhes e do Castelo Chantilly. Um tour pelo palácio o levará do Renascimento francês ao Império, passando pelo estilo Regência e o de Luís XVI.

Por ironia do destino, José Clemente Paz morreu antes de ver sua obra terminada - visite, também, o seu mausoléu no Cemitério da Recoleta, um dos mais belos.

O Palácio Paz esta localizado na Av. Santa Fé, 750, na saída no metrô San Martin, ao lado da estátua de San Martin na praça de mesmo nome - não dá para não achar.

As visitas são guiadas, em espanhol ou inglês, dependedo do horário - veja no site oficial os dias e horários. O preço por pessoa é $40, ou seja, R$ 17.


metrô (subte) San Martin



portão de entrada


não perca os detalhes



não, você não esta em Versalhes - Sala de Estar, local para
o chá da tarde - estilo Rococó


Alicia - mais que uma guia, fonte de conhecimento,
cultura e simpatía




detalhes de marchetaria do
piso da Sala de Estar




Gran Comedor de Honor





Gran Hall de Honor - ambiente de maior riqueza
arquitetônica do Palácio Paz



na cúpula o emblema do Rei Sol


4 comentários:

  1. A Alicia realmente ama e respeita esse patrimonio em que Bs As mais se assemelha a Paris.

    ResponderExcluir
  2. Realmente ela é incrível. O interessante notar que poucos brasileiros visitam o Palácio Paz, embora ele esteja pertinho da Florida.

    ResponderExcluir
  3. Estive lá há um ano e achei tudo muito lindo!
    Incrível como pouca gente conhece.Até um guia argentino que estava no hotel não sabia da existência dele.
    Recomendo a todo mundo que visita Bs As.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um lugar adorável como Bs As, pena que no momento não seja uma época boa para visitar a capital portenha. Muita Kurrupção e os preços estão muito Karos.

      Excluir