segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Buenos Aires: El Cuartito - La buena pizza

Se você perguntar para alguém que conhece Buenos Aires qual é a melhor pizzaria da cidade, com certeza, entre as eleitas vão estar GuerrínPiola, Los Inmortales, Las Cuartetas e El Cuartito - e, muitas outras, afinal, somente no Guia Óleo estão cadastradas 591 pizzarias em Bs As.

Basicamente há três tipos de pizza em Bs As, a la piedra, que é a de massa fina; de molde, massa alta e a media masa , que é a intermediária.

Em minha opinião, El Cuartito, até agora, é a melhor. Mas não pense que lá você irá encontrar um ambiente moderno, com wi-fi, mesas ao ar-livre e estacionamento - o ambiente deste "quartinho" (cuartito) é, ... ok, maior que um pequeno quarto, mas com mesas de fórmica, posters na parede de artistas, jogadores de futebol, pugilistas, etc. A clientela não é a moçada descolada de Palermo Soho ou Hollywood - mas sim, famílias porteñas e alguns turistas que descobriram este lugar.

Sendo assim, se os donos pensam que estaremos interessados em frequentar este tipo de ambiente - eles estão certos, nós queremos. Afinal, a pizza é ótima e o chope (Quilmes) bem tirado. Esta pizza é de massa alta (de molde), crocante por fora e macia por dentro e com os ingredientes na medida certa. Para os curiosos, há, também, a Fainá, que é uma massa feita de grão-de-bico, com uma consistência de uma polenta e um gosto horrível, ... bom, eu avisei. Muitos porteños a comem colocando uma fatia de Fainá em cima da pizza ( la pizza a caballo) - a estragando, na minha opinião.

Para você ter uma idéia de preço, dois Chopes ($13,00), uma gaseosa (pepsi) ($9,00), uma porção de Fainá ($5,00) e uma pizza napolitana chica (dá para duas pessoas) ($41,00) - total 68 pesos (aprox. 30 reais).

El Cuartito fica na calle Talcahuano, 937, Barrio Norte.

La buena pizza


 servem empanadas também


decoração simples


gente simples


ótimas pizzas


fainá - prato de origem italiana, chamado de farinata,
 em italiano, e fainá, no dialeto genoves



pizza chica - para duas pessoas



pizza e chope Quilmes, a fainá ficou para escanteio

4 comentários:

  1. Excelente artículo... la mejor pizza que existe, no me canso de decirlo. El lugar, nostalgia pura, magia porteña. No es para cualquiera!

    ResponderExcluir
  2. Huinca,
    Continúo visitando otras pizzerias, pero, para mí, el Cuartito es todavia la mejor.
    Saludos

    ResponderExcluir
  3. Fui 4 vezes . Melhor pizza de Bs.Aires.
    Norberto
    Porto Alegre - Brasil

    ResponderExcluir
  4. Norberto,
    Sempre que visito Bs As, conheço outras pizzarias, mas continuo achando El Cuartito a melhor.
    Um abraço!

    ResponderExcluir