quinta-feira, 24 de junho de 2010

Berlim: Pergamonmuseum

Berlim, como a maioria das grandes cidades européias também é cortada por um rio, o Spree. O que é diferente em Berlim, é que no bairro Mitte se forma uma ilha e o que é mais diferente ainda, nesta ilha existem cinco museus. Na verdade, esta ilha é conhecida como a ilha dos museus (Museumsinsel). Dentre todos estes museus, sem dúvida, o Pergamonmuseum é o mais famoso, para não dizer o melhor - afinal, ele é um dos mais importantes em arte e arquitetura antiga no mundo. Caso você não tenha tempo para visitar todos os museus, o Pergamon Museum (como ele é chamado em inglês) lhe apresentará dois bons motivos: Pergamon Altar (Altar de Pérgamo) e o Ishitar Gate (Porta de Ishitar).

ilha dos museus (Museumsinsel) - Bode Museum

O Pergamon Altar fazia parte de um complexo de templos, muito maior, da cidade grega de Pérgamo (hoje Bergama, na Turquia). Ele data de 160 a.C. e no século 19 ele foi trazido para a Alemanha pelo arqueologista alemão Carl Humann.

Pergamon Altar

maquete da cidade grega, o Pergamon Altar está a direita do centro

A Ishitar Gate já foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo, mas perdeu seu posto para o Farol de Alexandria. Era um dos portais da Babilônia e foi construida no reinado de Nabucodonosor II. Ela tem 14 metros de altura e 30 de largura e fazia parte do caminho processional, na realidade, eram portas duplas, sendo esta mostrada no museu em Berlim, a menor - a maior, devido a seu tamanho, está guardada. Feita de azulejos azuis brilhantes ela apresenta  figuras de animais como 'dragões' (sirrush), auroques (tipo de um boi gigante) e leões. É sem dúvida, um impressionante trabalho de construção e reconstrução.

a caminho do Ishitar Gate, veja a Porta do Mercado de Mileto

Ishitar Gate

detalhes dos animais

2 comentários:

  1. o melhor lugar para estudar

    ResponderExcluir
  2. Pedro,
    O Pergamonmuseum, Berlim, Alemanha e Europa - são excelentes lugares para estudar - é so encontrar o lugar certo, e ... não faltam opções.
    Um abraço!

    ResponderExcluir