sábado, 29 de junho de 2019

Cidade do México: transfer do aeroporto

O Aeroporto Internacional Benito Juárez fica a 10km do centro da cidade. As opções de transfer são o metrô, ônibus (Metrobús), Uber e táxis.

Escolhi ir de táxi até a Zona Rosa, onde me hospedei. No site do aeroporto são informadas as companhias de táxis oficiais que operam legalmente. Como eles dizem "Cualquier otro servicio es ilegal".
São elas, Porto Taxi, Sitio 300, Nueva Imagen, Excelencia, Confort e Yellow Cab. 
Há dois tipos de táxis o Ejecutivo (até 7 pessoas) e o Sedán (até 4 pessoas). No meu caso, pelo Yellow Cab, até o Galería Plaza Reforma Hotel, com um Sedán , paguei no guichê da  companhia, $235mxn. Pelo Ejecutivo sairía $ 340mxn. Sendo assim, enfatize que você que um Sedán, se for o seu caso, para não pagar mais caro.

Note que há alguns guichês que atendem todas as cias, mas têm o preço mais caro.
Resumindo, faça a cotação para o seu trajeto, escolha o seu veículo conforme o número de pessoas, e vá ao guichê da cia que escolheu e pague o valor da cotação feita. Não há nenhum gasto mais.

Naturalmente, dependendo de seu estilo e finanças há a opção de ir de metrô ou ônibus (Metrobús).
Por metrô você irá pagar $5 mxn o bilhete (boleto).  Veja como pegá-lo no site oficial. Da mesma maneira com o Metrobús, por $30 mxn, veja o link.

Para voltar para aeroporto usei o Uber Black e paguei $278,37 mxn.

yellow cab - foto: Backpackways.com


segunda-feira, 18 de março de 2019

Córdoba: um pit stop entre Sevilha e Madri

Uma ótima opção saindo de Sevilha para Madri é fazer um pit stop em Córdoba. Segui, quase, fielmente as dicas do site Viaje na Viagem . A distancia entre Sevilha e Madri é de 400 km, a qual o trem AVE (Alta Velocidad Española) faz em 1h40. Saindo cedo de Sevilha, em 45 min você estará em Córdoba. Deixe suas bagagens na estação (ônibus) de Córdoba, uma pequena caminhada até a Mesquita, almoce no ótimo Café Taberna Luque, passeie pelas ruas e parta para Madri.

Passagens:
Compre no site da Renfe, dois trechos:
Sevilla (Santa Justa) até Cordoba, AVE, o horário que fui, 8:45 - 9:27hs, preço 30.40 euros.
Cordoba - Madrid (Puerta de Atocha), horário, 16:29 - 18:15hs, preço 43.90 euros.


Santa Justa, em Sevilha



trem AVE (de alta velocidade)



o bagageiro é coletivo


Coche en silencio - vagão para viajar sem barulho



tempo é dinheiro (?), economize tempo para passear mais


Malas:
Na estação de trem de Córdoba não tem os Consigna/lockers (armários) para guardar as malas, atravesse a rua e as deixe na estação de ônibus, em frente.


estação de ônibus, em frente à de trem em Córdoba


para guardar as suas malas (Consigna/locker)



escolha armários suficientes


Caminhada até a Mesquita:
Siga as placas




Almoço:
Há várias opções, minha sugestão é o Café Taberna Luque, neste restaurante você será atendido por Antonio (Luque) e desfrutará da comida feita por sua esposa Maria - imperdível. No momento é o número 1 do Tripadvisor. Reserve antes de ir.

várias opções de almoço


caminhe pelas ruas 



este é o local, Taberna Luque



comece com uma Sangria


Merluza


A Mesquita, ou melhor Mezquita-Catedral de Córdoba, entre no site oficial para todos os detalhes da sua visita. O preço da entrada é 10 euros.























sábado, 16 de março de 2019

Sevilha: onde comer

Embora você ache muitos bons restaurantes em Sevilha, incluindo o bairro de Triana. O forte da cidade são as tapas, ou seja os petiscos, naturalmente acompanhados de vinhos, cervejas ou, dependendo da época, dos tintos de verano - vinho tinto, gasosa de limão, gelo e, algumas vezes, com pedacinhos de maçã.

Os bares e restaurantes ficam lotados no verão, com mesas na calçada, pessoas de pé junto ao balcão, bebendo e aperitivando.

Quais são os melhores locais para ir? Vários, caminhando pelas ruelas do Casco Antiguo (centro histórico) deixe sua intuição te levar. Eu fui em diversos, como a Bodega Santa Cruz era perto do meu hotel, e por ser um clássico da cidade, não deixei de visitá-la. Outro lugar que vale a pena é o restaurante El Rinconcillo (o mais antigo da cidade, mais de 400 anos). Visite o site deles para conhecer a sua história e aproveite também para ver a carta de tapas deles para entender o que pedir.

Para fugir um pouco das tapas, há um "restaurante" onde você poderá comer mini sanduíches, de diversos tipos.  É a Cerveceria 100 Montaditos. Você preenche numa guia de papel os tipos que você quer e quantidade, vai ao caixa paga e deixa o seu nome. Alguns minutos depois eles lhe chamam com o seu pedido. Pergunta fácil, quantos mini sanduíches eles têm no cardápio? Veja la carta e confira as bebidas também.

Outro lugar imperdível é a Confiteria La Campana, situada na Calle Sierpes, a rua mais emblemática de Sevilha - rua do comércio, cafés e estabelecimentos famosos, como La Campana, Papelería Ferrer, Sombrería Maquedano, e Relojería El Cronómetro. Também pertinho das Setas de Sevilla.

A diversidade é tão grande, que você, com certeza, encontrará a sua bodega favorita.




Bodega Santa Cruz




El Rinconcillo




(quase) sempre um vinho









tapas





Note na mesa, escrito a giz, as anotações dos nossos gastos
feito pelo garçom.




fundado em 1670





Cerveceria 100 Montaditos




quando eu fui, todo mini sanduíche a 1 euro





ei-los, com o tinto de verano





La Campana








x




muitos doces




estes são os nazarenos de chocolate

Olhando bem esta última foto, você perceberá que os nazarenos, em branco, se parecem com membros da Ku Klux Kan. Na realidade, os nazarenos são os irmãos de uma confraria que faz procissão na Semana Santa espanhola. Sua origem é bem mais antiga que a KKK e suas vestimentas remontam o século XVII.
Mas se você confundiu, não foi o único, pois até a BBC já fez isto. Veja a reportagem do El Mundo.


sábado, 9 de março de 2019

Sevilha: Triana

Uma visita a Sevilha não ficaria completa sem conhecer  o local onde nasceu o Flamenco, do outro lado do rio Guadalquevir, está o bairro de Triana. É um ótimo lugar para apreciar a arquitetura das casas e para ir de tapas - calma, quero dizer, ir nos inúmeros bares e restaurantes e comer (e beber) os aperitivos (que valem uma refeição) e tomar os muitos vinhos da região, ou simplesmente um vino de verano.

Um passeio imperdível em Triana é visitar o Mercado local, lá você poderá provar diversos vinhos,  na taça mesmo, e provar o famosíssimo jamón ibérico de bellota. Este é o melhor jamón que você poderá encontrar, o pata negra, que identificam também as patas dos porcos, não são uma garantia de qualidade absoluta. Para ser de Bellota, estes porcos têm que se alimentar das bellotas , que são frutos de uma árvore, a Azinheira ou Carvalho. Este tipo de jamón passa por um período de cura, que pode chegar a 60 meses.  Para você ter uma ideia, ele é vendido no Brasil, por R$ 5.900 a peça.

 Minha experiência, adorei os vinhos, por exemplo o Pedro Xímenez, Manzanilla,  Amontillado (lembram-se do conto de Alan Poe), entretanto o jamón, não é para o meu gosto - muito gorduroso (mesmo). A propósito, eu não comprei não, ganhei uma (mini) amostra para conhecer o sabor.


do outro lado do rio Guadalquevir



dá para ir a pé



caminhando pelas ruas de Triana



aprecie os detalhes das casas



mesmo embaixo dos terraços



Mercado de Triana



é um mercado normal, com ...



... algumas coisinhas a mais



você pode comprar uma bandeja para provar



e se gostar, pegue um pedaço maior



este é o local onde eu fiz minha degustação de vinhos