quinta-feira, 30 de abril de 2015

Transporte em Santiago

Para uma visita de turismo a melhor opção foi o metrô. Naturalmente há as opções de táxis e ônibus também. Do aeroporto à cidade eu utilizei a Transvip, veja detalhes neste post.

Com raras exceções eu usei táxis, pois o Metrô de Santiago é bem completo. E ônibus poucas vezes – tudo para uma visita de uma semana.

Embora seja tranquilo utilizar o metrô, há alguns detalhes que devem ser levados em consideração, em especial sobre as tarifas.

O cartão do metrô – que serve para os ônibus também -, chama-se bip!. Há duas versões, ao portador, ideal para turistas; e o personalizado, que tem a vantagem, em caso de perda, de poder ser bloqueado. Os preços são, somente do cartão, ao portador $ 1.500 CLP e o personalizado $ 2.700 CLP.



frente

verso











Você pode comprá-lo nas estações de metrô e Centros bip!  Nestes locais você poderá também fazer a recarga de sua tarjeta.
A carga mínima é $1.000 CLP e a máxima $ 25.500 CLP.

Vamos agora às tarifas. Há três tipos de horários com tarifas diferenciadas:

Horario Punta – das 7:00 às 8:59 hs e das 18:00 às 19:59 hs – o valor da viagem é $ 720 CLP, tanto para metrô e metrô + ônibus.

Horario Valle – das 6:30 às 6:59 hs , das 9:00 às 18:00 hs e das 20:00 às 20:44 hs – o valor da viagem é $ 660 CLP, tanto para metrô e metrô + ônibus.

Horario Bajo – das 6:00 às 6:29 hs e das 20:45 às 23:00 hs – o valor da viagem é $ 640 CLP, tanto para metrô e metrô + ônibus.

Estas são as tarifas de segunda à sexta-feira. Finais de semana e feriados elas mudam um pouco. No tarifário tem todos os detalhes.



foto: site do  Metrô de Santiago



A tarifa de metrô é integrada, isto é, você pode utilizar a combinação de metrô e ônibus. Em cada viagem, você tem duas horas para fazer as combinações que lhe convier, sendo que no máximo uma utilização do metrô. Para você entender melhor veja a tabela neste link, todas as combinações com os respectivos horários.


Embora todas estas informações pareçam um pouco complexas, na prática é bem mais simples. Minha sugestão é a seguinte. Após fazer sua programação de viagem, calcule mais ou menos o que você vai utilizar de metrô, com os horários, verifique quanto você necessitará de carga, carregue seu cartão e comece a curtir a cidade. Lembre-se, você sempre poderá adequar os seus gastos às suas viagens conferindo o seu saldo e com novas recargas. Quando você entrar no metrô e passar seu cartão no validador sairá quanto você gastou e seu saldo. Você pode verificar seu saldo também no site do metrô.

Resumo final, o metrô de Santiago é seguro, pontual, limpo e além disto, muito bonito. Sempre confira as informações no site oficial.




este é o símbolo do metrô




quando eu disse, 'muito bonito', eu quis dizer,
como uma galeria de arte







estação Bellas Artes - perto do Altura Suites




espaçosas




para a sua comodidade




como boas e úteis informações 



arte na plataforma



vagões limpos e modernos




pontuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário