quarta-feira, 3 de julho de 2013

New York City: as 10 melhores atrações

Numa cidade como New York é muito difícil, ou quase impossível, dizer quais são as 10 melhores atrações - afinal a diversidade arquitetônica e cultural imersas numa riquíssima história faz desta cidade única, com muito mais que 10 atrações para descrevê-la.

Segue, portanto, o que em inglês se diz as "must-see attractions", ou seja, as atrações que você deve ver. Veja que esta relação é baseada nos índices de popularidade e, também, com um toque pessoal. Sem ordem de classificação, ei-las:

 Empire State Building
Metropolitan Museum of Art
MoMA (Museu de Arte Moderna)
Central Park
Estátua da Liberdade e Ellis Island - são atrações distintas, mas dá para incluí-las numa mesma visita
Grand Central Terminal
Museu de História Natural
Times Square
Museu Guggenheim
Circle Line

Considero estas atrações o básico do básico, naturalmente você deve completá-las com outras visitas: Rockefeller Center, Top of the Rock, United Nations, Frick Collection, The Cloisters, Brooklyn Bridge, 9/11 Memorial, Brooklyn Museum, não levando em consideração os bairros (Harlem, Chinatown, Village, Chelsea, etc) e boroughs (Brooklyn, Queens, Bronx). Nestes bairros e boroughs você irá encontrar atrações muito interessantes, como por exemplo no Chelsea - caminhar pela Highline e fazer uma visita ao Chelsea Market é digno de um top 10.

Bom, agora que você já tem a relação dos must-see da cidade, qual é a melhor forma de visitá-las sem acabar com o seu orçamento. Contrário à Londres onde os grandes museus têm entrada gratuita, em NYC você paga, e muitas vezes, caro para visitá-los. Veja que em alguns museus há um valor sugerido de ingresso e você pode pagar um valor inferior se quiser.

Em New York há diversos passes para turistas, e não é pegadinha para nos enganar não, eles são realmente úteis. Baseado nos meus interesses eu selecionei dois tipos para as minhas visitas: o CityPASS e o Go Select. Eu fiz, também, antes de escolhê-los uma relação de gastos, considerando pagar o mínimo diretamente nos museus, onde esta opção fosse possível e mesmo assim, eles saíram mais em conta.

No CityPASS por um preço fixo de US$ 116 (adulto) você poderá visitar 6 atrações e, muitas vezes, evitar algumas filas, clicando no link, você tem todas as informações. Estas são as opções da versão do site em português, entre parenteses está quando você pagaria se fosse direto na atração comprar o ingresso. Sempre entre nas atrações e confira os preços atualizados.

1. Observatório do Empire State Buiding (U$ 32)
2. Museu Americano de História Natural (U$ 22), neste caso é possível pagar menos, p.ex (U$ 5)
3. Metropolitan Museum of Art (U$ 25), neste caso é possível pagar menos, p.ex (U$ 5)
4. MoMA (Museu de Arte Moderna) (U$ 25)
5. Top of the Rock (US 27) ou Guggenheim Museum (U$ 25) - escolha uma das opções
6. Estátua da Liberdade (U$ 20) e Ilha Ellis ou Cruzeiro da Circle Line (U$36) - escolha uma das opções

Minhas escolhas foram com as opções Top of the Rock e Circle Line (que é um passeio de barco incrível). A opção Estátua da Liberdade e Ilha Ellis não era possívél, pois devido a super tempestade Sandy, elas estavam fechadas.

Você compra o CityPASS pela internet e imprime um voucher que será trocado na primeira atração que você visitar (qualquer uma) por um carnê com ingressos para cada atração. Note que na página do CityPASS eles dizem, " Os ingressos para a atração devem ser destacados somente por funcionários do local." Portanto cuide bem de seu carnê.

Eu completei a minha visita com o Go Select, neste caso você seleciona a atração que você quiser de uma lista de 52 opções, quanto mais escolhas você fizer, maior será o desconto. Eu selecionei Guggenheim Museum, United Nations Guided Tour e NBC Studio Tour - o qual eu não recomendo, ao menos que você seja um fanático pela programação deles. Para este passe você também faz a compra pela internet e imprime vouchers que serão utilizados como ingressos para as suas visitas.

Antes que você pergunte, eu fiz a comparação entre estes dois tipos de passes, isto é, peguei todas as atrações escolhidas no CityPASS e verifiquei os custos delas no Go Select, saiu mais caro.

Repare que na lista must-see há atrações que são gratuitas, Central Park, Times Square, Grand Central Terminal e há muitas outras, clique aqui para conhecê-las melhor. Note, também, que tendo o ingresso do Metropolitan Museum você pode visitar o Cloisters sem pagar, pois ele pertence ao museu - a visita tem que ser no mesmo dia. The Cloisters era um mosteiro que se transformou em um museu e fica bem distante do Metropolitan Museum, portanto planeje bem suas visita se quiser ir aos dois no mesmo dia.

Finalmente, com nem todo mundo tem interesse e tempo para visitar todas estas atrações, seguem dicas e links de cada uma delas:

Empire Estate Building

- segundo as reviews do Tripadvisor, não vale a pena nem a fila expressa, nem a visita ao 102.º andar, a visita padrão é ao 86.º andar.



Empire State Building




muita gente, pouco espaço e grades

mesmo assim, a vista é magnífica



The Metropolitan Museum of Art

- se eu tivesse somente um museu para visitar em NYC, com certeza seria este. Lembre-se que dá para visitar The Cloisters, no mesmo dia, de graça.
- lembre-se que você não precisa pagar o preço sugerido de U$ 25, no próprio site do museu tem a informação, "pague quanto você desejar". Numa segunda visita paguei U$ 5 - e não se preocupe ninguém irá olhar torto ou achará estranho.


hall de entrada do museu















MoMA (The Museum of Modern Art)

- se fosse somente pelo Van Gogh já valeria a pena, mas tem também, Picasso, Monet, Matisse, Warhol e muito mais.


Warhol


Picasso












American Museum of Natural History

- este museu fica junto ao Central Park, ao menos que você tenha muita energia, muita mesmo, você deve visitar o parque e depois o museu, caso contrário vá direto ao museu, pois ele é gigantesco.Aqui tem também a opção "pague quanto você desejar".

American Museum of Natural History






Top of the Rock

- acredite se quiser, ele é melhor que o Empire State, menos gente e melhor visão, pois as proteções são de vidro.

Top of the Rock - mais tranquilo e 
com melhor visão do que o ESB


ao fundo o Central Park


dá para ver o Empire State




repare a moçada se apertando lá


Guggenhein Museum

- o próprio museu é um obra de arte ( de Frank Lloyd Wright) , vá com energia, pois você subirá pelo corredor espiral para ver as obras - vale a pena - verifique antes qual a exposição especial do momento.

Guggenhein Museum


a arte começa no prédio




Statue of Liberty & Ellis Island

- no comment, estava fechada devido à super tempestade Sandy .

Circle Line

- passeio de barco - imperdível, imperdível mesmo.


















video

Circle Line Cruise


Rockefeller Center

- em relação à árvore de Natal, é um clássico, mas 10 minutos são suficientes, o mesmo para o tour nos estúdios da NBC, somente para fanáticos. Árvore de Natal é free, NBC tour é pago.









- parece algo meio secreto, será que as pessoas sabem deste lugar, grandes obras, uma volta no tempo, afinal esta era a mansão de Henry C. Frick, após visitar o site, não dá para não ir,  não se esqueça dos jardins. (fotos são proibidas)


United Nations Guided Tour

- muito interessante, esteja no palco onde grandes eventos aconteceram, altamente recomendável.


UN


Assembleia Geral das Nações Unidas


Brazil

UN Bookshop

Non-Violence (by Reuterswärd)


  


Na verdade este top 10, passou de de top 20, e com certeza quantas vezes você for a New York, você irá acrescentar mais atrações a esta lista.

8 comentários:

  1. Muito obrigado pelas informações, vai me ajudar bastante em minha visita a NY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Jorge, a ideia é compartilhar as informações. Boa viagem!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Bem-vinda Sarah. NYC tem muitas outras dicas. Confira!

      Excluir
  3. gostaria de saber se o preço do CityPass ,vendido no site e o mesmo se comprarmos em uma das atraçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, segundo o site do CityPass o preço é o mesmo tanto online como em uma das atrações.

      Excluir
  4. Oi..legais as informações, mas esse fundo preto não me deixou ler teu post até o final, muuuuito desconfortável para leitura. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gremobu,
    Irei fazer algumas experiências com o fundo claro. Valeu pelo feedback. Abraços!

    ResponderExcluir