sábado, 16 de março de 2013

Metrô de New York City

Primeira coisa que você irá notar ao chegar no metrô de New York é que ele é diferente do de Londres, Paris, Barcelona, etc. Consequentemente, esqueça os metrôs que você conhece e aprenda a utilizar o subway da Grande Maçã. Não quero dizer que sua experiência será inútil , mas veja-o numa perspectiva diferente. Entenda-o como várias linhas de trem que vão para norte-sul e leste-oeste e muitas vezes se interligam. Vamos ao passo a passo:

Compra do bilhete:
Geralmente, como em todo o metrô, há diversos tipos de bilhetes - deste uma passagem simples ($2.75) até os cartões para viagens ilimitadas por um determinado período.
Imaginando que você irá ficar no mínimo uma semana, para ter uma breve noção da cidade, a melhor opção será o cartão (MetroCard) para viagens ilimitadas para uma semana o 7-Day Unlimited Pass, que custa $30. No site oficial do metrô de New York você encontrará mais informações sobre este e outros bilhetes. Compre-o nas máquinas nas estações de metrô. Não esqueça de pegar o seu recibo (receipt), pois caso seu cartão dê algum problema, você irá utilizá-lo. Caso você vá ficar mais de uma semana, você pode recarregar o seu cartão, pois para cada cartão novo é cobrada uma taxa de U$1,00. Na própria máquina que você comprou o seu cartão você fará a recarga, sigas as instruções na tela.


 O video How to navigate the subway,  em inglês, nos mostra como usar o metrô, bem como a maneira de comprar o seu MetroCard.  Novamente no Viaje da viagem você encontrará muitas informações detalhadas sobre o metrô de New York.

Dicas importantes de como usar o metrô:
- mapa, não sai de casa sem ele - pegue-o no seu hotel ou nas estações.
-  sempre tomando como referência onde você está, se você for para norte é Uptown, se você para o sul é Downtown. Antes de entrar na estação veja se ela é uptown ou downtown, caso não tenha esta informação, a estação servirá para as duas opções.
- suponha que você precisa pegar o metrô na 23rd St,se você olhar no mapa irá verificar que ela fica em 5 locais diferentes, dependendo da linha que você irá necessitar. Não é uma estação com todas as linhas. Por exemplo se você quer pegar a linha 1 (vermelha) você deverá ir a estação 23rd St. da rua 23rd com a 7Ave., mas se você quiser pegar a linha 4 (verde), você deverá ir a estação 23rd St. da rua 23rd com a Park Avenue. Normalmente as pessoas não se referem às linhas pelas cores, mas pelos números ou letras.
- há dois tipos de train (assim que o metrô é chamado) o local e o express, que param, respectivamente em todas as estações e somente algumas estações. Eles são indicados no mapa com uma bolinha branca para  estações onde param o local e o express, e uma bolinha preta para somente o local.
- em muitas estações há painéis digitais que informam se o trem que está vindo é local ou express.
- se você entrou numa estação downtown, mas mas quer ir uptown, muitas vezes não adianta mudar de lado da plataforma, você terá que sair da estação e caminhar até a estação uptown, que será no outro lado da rua, ou a algumas quadras, portanto verifique antes de entrar. Para evitar fraudes a MTA programou o uso de um cartão na mesma estação para intervalos que variam de 18 à 60 minutos. A idéia é evitar que uma pessoa compre um cartão para uso ilimitado durante um período, entre na estação e depois passe para alguém usá-lo também. Portanto, preste atenção quando entrar na estação, pois se tiver que sair para ir para direção certa, talvez que esperar um bom tempo para reutilizá-lo.

Verifique antes de entrar se é Uptown ou Downtown




Lembre-se também que o metrô não é somente para você se locomover pela cidade, há muitas coisas interessantes acontecendo lá.

Ebony Hillbillies




Na 14th Street - 8th Avenue Station há o trabalho de Tom Otterness chamado Life Underground.








domingo, 3 de março de 2013

New York City: transfers

Chegando de avião em New York, você provavelmente descerá em um destes dois aeroportos La Guardia (LGA) ou John F. Kennedy International (JFK). Como eu cheguei no JFK, lhe contarei minha experiência para it até ao meu Hotel. Na realidade eu fiz o básico do básico, ou seja, peguei um táxi oficial amarelo no ponto de táxis do aeroporto. Mas tenha em mente que há diversas opções para fazer este trajeto, e mais baratas que esta. No excelente site Viaje na viagem de Ricardo Freire você encontrará todas opções.


Vindo do Brasil e chegando no JFK, você irá descer no Terminal 4, após passar pela imigração e pegar suas malas dirija-se para a saída, lá você verá os táxis oficiais amarelos, vá para fila onde você receberá um cartão com as informações de seu táxi. Neste cartão há taxi medallion que é o n.º de identificação de seu carro - no meu caso 5J53, a data e o terminal que você está. Na parte de trás deste cartão há todas as informações de tarifas. A taxa do JFK para qualquer lugar em Manhattan é fixa (flat fare) U$ 52,00, você terá que pagar também uma taxa ( NY State Tax Surcharge) U$0,50, e pedágio (tolls) aprox. U$6,50 e 15 a 20% de gorjeta (tips). Resumindo, aproximadamente U$ 68,00. Esta é a tarifa pela viagem de até 4 passageiros com a quantidade de malas que couber no porta-malas. Então, lembre-se, não é cobrado por passageiros e nem por malas.

 Portanto dividindo esta tarifa por 4 passageiros (U$17), verifica-se que vale a comodidade de se pegar um táxi. Diferente de Londres, os taxistas não sabem todos os endereços de NYC, sendo assim, informe o hotel, ou local que você irá ficar e dê como referência a interseção das ruas próximas, por exemplo, 7th ave. and 23rd street. Normalmente os passageiros se sentam no banco de trás e apenas informam o seu destino após entrar no veículo. Eu paguei minha viagem em dinheiro, mas para alguns táxis é possível pagar com cartão - haverá um terminal voltado para os bancos de trás para o pagamento, não se esqueça da gorjeta.


Há um serviço para cadeirantes (24/7) também, visite o site oficial  Acessible dispatch.


Para voltar para o aeroporto não é possível telefonar para uma táxi oficial, você poderá pegá-lo nas ruas, mas com muitas malas não é muito viável. Como opção você poderá utilizar os serviços das empresas de car-service CarmelLimo ou Dial 7, as mais conhecidas. Naturalmente há muitas outras. No meu caso eu solicitei na recepção de meu hotel um carro compatível com o n.º de passageiros e malas que eu estava levando (e eram muitas) - o preço saiu quase igual.


Caso você tenha quaisquer reclamações, objetos perdidos ou elogios,  ligue 311 (NYC Taxi&Limousine Comission), por isso é bom guardar o taxi medallion.



taxi medallion

táxis oficiais amarelos