quinta-feira, 14 de abril de 2011

Buenos Aires: Casa Rosada

A Casa Rosada, sede do governo argentino, fica em frente da Plaza de Mayo. A presidente trabalha, mas não vive, lá. Ela vive no subúrbio, em Los Olivos. A entrada para visitá-la é gratuita e há um rigoroso controle para os visitantes com dectores de metal. A visita é guiada, o que a torna um pouco rápida demais para que se possa apreciá-la melhor - mesmo assim vale a pena. As visitas podem ser realizadas sábados, domingos e feriados das 10:00 às 18:00 hs. Veja no link mais informações.

Existem duas versões para explicar a sua cor rosa. Uma diz que foi desejo do então presidente Sarmiento que mesclou as cores de dois partidos antagonistas os unitarios (branco) e os federales (vermelho) - para celebrar uma trégua entre ambos. A outra versão é mais plausível, seria uma técnica de pintura utilizada na época, século XIX, a qual combinava cal com sangue de boi (devido suas propriedades hidrófuga e fixadora), que resultou a cor rosa.

O seu balcão teve momentos famosos, desde da declaração de guerra, pelo General Galtieri, contra os britânicos, na Guerra das Malvinas; passando pelos discursos de Evita, até servir como set para a filmagem do musical Evita, onde a Madonna cantou 'Don't Cry for Me Argentina'.




vista do balcão






Patio de las Palmeras

Salón Blanco


video

Salón Mujeres Argentinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário