quinta-feira, 28 de abril de 2016

Um flâneur pelas ruas de Santiago

você encontrará muitos cachorros - sozinhos




acompanhados 




trabalhando - lá no fundo tem outro




mas cuide bem do seu




para compras, além dos shoppings,
este é o Costanera Center



tem os calçadões do centro




com a segurança dos Carabineros




e ótimos preços - melhor que os dos shoppings,
Na PreUnic excelentes preços para produtos de beleza



compre aqui o seu tablóide The Clinic






esta é a cara do dinheiro deles




um dos vários Café con Piernas




Iglesia San Francisco




rio Mapocho - o principal de Santiago -, nasce na
Cordilheira dos Andes




rosto típico santiaguino 



em caso de incêndio ou TERREMOTO, não usar o elevador



música nas ruas de Santiago





não é apenas música latina

terça-feira, 26 de abril de 2016

Santiago: Vinícola Undurraga

Ok, Concha y Toro é a mais famosa e que tudo mundo pensa em visitar quando se trata de vinícolas no Chile. Mas diríamos que ela é mais lugar comum, tipo o McDonald's das vinícolas, portanto visite algo diferente e com transporte público - não haverá necessidade de alugar um carro ou ir de excursão. E finalmente, você não vai até o Santiago para ir ao McDonald's. 

O tour mais básico da Viña Undurraga é o Sibaris, ele dura aproximadamente 1h15 e finaliza com uma degustação de três vinhos. Este tour ocorre todos os dias da semana, sendo de segunda à sexta nos horários das 10h15, 12h00, 14h00 e 15h30. Ele acontece também nos finais de semana e feriados, com os mesmos horários, com exceção do das 14h00. Os tours são em inglês e/ou espanhol. Naturalmente, antes de ir, confira no site as informações atualizadas e faça a sua reserva. Quando eu fui paguei $8.000 CLP.

Como chegar:
Como você vai de transporte público é recomendável agendar o tour das 12h00 - você não precisará levantar muito cedo para fazer a sua visita, afinal você esta de férias.

Vá de metrô até a Estación Central, junto a estação tem um shopping que você deve cruzar para ir ao Terminal San Borja - de onde saem os ônibus. Vá à plataforma 75 para pegar os ônibus que vão para Talagante - mas pergunte ao motorista se seu ônibus passará na Viña Undurraga, pois alguns não passam. É importante, também, que você peça ao motorista que pare na vinícola para você. A viagem demora uns 30 minutos e custa $1.000 CLP (pagos diretamente ao motorista). A primeira parte da viagem é numa estrada de duas pistas, depois fica pista única - neste ponto fique de olhos bem abertos ao lado direito da pista - caso o motorista esqueça o seu pedido para parar na vinícola.  O ônibus para no portão de entrada. Para voltar, pegue o mesmo ônibus no outro lado da pista, em frente da vinícola - acene para o ônibus parar. Você irá de volta à Estación Central.

Nesta vinícola não tem nem lanchonete ou restaurante. Uma dica, então, se você estiver com muita fome - batatinhas Tika, vendidas na recepção. Um saquinho tipo Chips, mas com batatas de diversas regiões do Chile, diferente batatas com diferentes sabores no mesmo pacote.




Estación Central




curta o caminho









procure as placas para o Terminal San Borja




"shopping"




plataforma 75 - ônibus para Talagante


conserve seus bilhetes até o final da viagem 






confira com o motorista se seu ônibus passa na vinícola




esta é a entrada








se chegar antes do horário, não precisa ficar na recepção...




...passeie pela vinicola







o tour te leva por caminhos agradáveis




Carménère - exclusiva do Chile




nosso guia em espanhol









sempre é obrigatório manter um museu



no final do tour tem a degustação e um brinde da casa





lojinha - se planejar comprar algo, verifique os preços no
mercado  na cidade,algumas vezes é mais barato

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Santiago: Museo a Cielo Abierto en San Miguel

Este é um passeio diferente em Santiago - primeiro,  ele fica longe dos bairros badalados, na realidade é na periferia. Não posso dizer que é uma região perigosa, mas não a visitaria a noite. De dia foi tranquilo, mas eu fiquei alerta, sem dar bandeira, não levei uma super câmera para fotos - nem tenho uma super câmera. Segundo, como são murais nas edificações e estabelecimentos este passeio é de graça.

Museo a Cielo Abierto en San Miguel são 45 murais dispostos nas ruas para celebrar o Bicentenário, bem como os povos , Mapuche e Chilote, o tema passa também pelos direitos humanos e literatura chilena. Veja toda a história destas obras no site do museu.

Para chegar, desça na estação Departamental (linha amarela) na Gran Avenida José Miguel Carrera e siga para Avenida Departamental. Dobre a direita e você já verá as obras, que também se encontram nas calles Tristán MattaCarlos Edwards.  





















































domingo, 17 de abril de 2016

Santiago: Centro Artesanal Pueblito los Dominicos

Este centro de artesanato é uma das grandes atrações para aqueles que deseja fazer um de passeio em lugar agradável - uma volta às feiras hippies dos anos 70 -, e ainda fazer algumas comprinhas. É um ambiente tranquilo e familiar e de fácil acesso.

Lá você encontrará mais de 160 oficinas (lojinhas) com as mais diversas criações - em barro, couro, pedras (como o famoso lapis-lazuli), cerâmicas, vidros, ourivesaria, cestaria, texteis, vidros e móveis. Enfim, há bastante para ver. Também há lugares para um lanche. Também salas de exposições e teatro. Veja este vídeo do YouTube para você conhecê-lo melhor.

Embora de fácil acesso, como ele fica na última estação da linha 1 (los Domenicos) a viagem é um pouco demorada, mas tranquila no excelente metrô de Santiago. A entreda é gratuita.



vá até a estação Los Dominicos, após sair siga em direção da ...




... Iglesia San Vicente Ferrer, saindo da estação no sentido contrário



entrada




são muitas lojinhas e ateliês



pare para abastecer as energias ...



... ou para descansar



ande a vontade, sem rumo




mais lojas