segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Montevideo: Palacio Salvo

Este edifício é um símbolo de Montevideo. Ele se localiza na avenida 18 de julio, junto à Plaza Independencia. Começou a ser construido em 1923 e foi inaugurado em 1928. Ele tem 95 metros de altura.  Bom, estas informações são facilmente encontráveis no Wikipedia. Entretanto a história deste prédio é riquíssima e vaí muito além disto, bem como a dos envolvidos, direta ou indiretamente, na sua construção.

A construção do Palacio Salvo foi idealizada pelos irmãos Salvo, imigrantes italianos em Montevideo. A história de José Salvo daria um filme - imigrante pobre que fez fortuna em Montevideo, construiu o Palacio Salvo, teve uma filha que esteve envolvida com um bon vivant que queria ser Gardel, soma-se a tudo isto, o próprio Carlos Gardel, assassinato e traição - se não der um filme, um bom tango dará.  Veja aqui o excelente vídeo, em espanhol, desta história.

O local onde foi construído o edifício daria outra história muito interessante. Lá funcionava a Confiteria La Giralda, onde o foi apresentado o tango (uruguaio) mais famoso do mundo - La Cumparsita.

Mas voltando ao edifício, houve um concurso para decidir qual  arquiteto iria projetá-lo, venceu o italiano Mario Palanti, que tinha construído um edifício semelhante em Buenos Aires, na avenida de Mayo, o Palacio Barolo. Ambos edifícios tiveram inspiração na Divina Comédia de Dante Alighieri. E a ideia de Luiz Barolo era unir os dois edifícios através do rio da Prata por um facho de luz - mas isto não foi concretizado. 

No início ele tinha um teatro, hotel e apartamentos residenciais. Atualmente, o prédio está, literalmente, caindo aos pedaços. Ainda há apartamentos residenciais, mas escritórios, uma rádio, tiraram muito de seu charme, descaracterizando-o. Há um "clube de bilhar", la Casa del Billar,  num ambiente muito simples, mas com mesas  francesas Chevillotte,  Tudo muito escondido, quase secreto. Veja artigo do O Globo

Se estas histórias lhe interessaram, você deve fazer o tour pelo Palacio Salvo, Ele leva aproximadamente 1h30 e custa $ 180 (pesos) e é em espanhol, apresentado pelo autor de um livro sobre o Palacio, mas não se preocupe, não há nenhuma pressão para comprar o livro. Ele acontece todas as terças e quintas às 16 horas. Chegue um pouco antes do horário, no saguão, para fazer a sua visita. No final do tour, amante de fotografia ou não você terá uma ótima visão da cidade.

Mais informações sobre estas visitas no Facebook












detalhes marinhos












interior, para os elevadores

















muitas oportunidades para fotos





com zoom e algum efeito










fotos interessantes