sábado, 29 de dezembro de 2012

Budapeste: Szechenyi Baths

Como uma enorme quantidade de spas, banhos térmicos, piscinas, uma viagem a Budapeste não ficaria completa sem visitar um pelo menos. Os mais famosos são o Szechenyi Thermal Bath (se o site estiver em húngaro 'Magyar' mude-o para 'English') e o Gellert Spa. Como era verão, eu visitei o Szechenyi, pois ele possui um dos maiores complexos de piscinas da Europa. Construído em 1913 num estilo neo-barroco, ele é o maior de Budapeste.

No site da Szechenyi você encontra informações completas para sua visita, como existem várias opções de entradas , com cabine, com apenas armário (locker) , para diversos períodos do dia, etc. Segue, então, um roteiro para uma visita básica.

Como chegar: Pegue o metrô M1 (linha amarela) de Vörösmarty tér, na direção da Mexikói út, até a a estação Széchenyi fürdõ (estação com o mesmo nome das termas) - saindo da estação de metrô é só seguir as placas e a maioria de turistas trajados à rigor que para lá se dirigem.

O que levar: dinheiro para pagar a sua entrada e para algumas guloseimas, calção/biquíni, havaianas e toalha.

Chegando lá, compre a sua entrada, que na verdade é tipo de relógio de plástico. Ele vai ser a sua entrada e a chave de seu armário. A minha opção foi daily ticket on weekdays with locker usage, ou seja, entrada diária para uso durante a semana, apenas com armário. Atualmente esta opção custa 3550 Ft (€12,20).

A próxima etapa é achar onde estão os lockers, há algumas identificações em inglês, mas siga o fluxo de pessoas, que às vezes estão mais perdidas que você, mas não se preocupe, não é tão difícil assim. Alguns  funcionários não são tão receptivos, talvez por só falarem húngaro, embora haja os que falam inglês, principalmente na recepção e na entrada.


Lembre-se que os lockers masculinos e femininos são separados - neste momento cada um para o seu lado. Uma vez encontrado o seu locker pressione a fechadura com o dial (frente) de seu relógio/ingresso para ele abrir - não se esqueça de trancá-lo após se trocar.

Próxima etapa, e a mais legal, curtir as piscinas. Há algumas piscinas que são para natação, você pode usá-las também, mas neste caso é necessário usar touca. 



Széchenyi uszoda



edifício estilo neo barroco

recepção, à esquerda para pagamento em dinheiro, à direita com cartão

aqui com dinheiro

este é o seu ingresso, utilize-o para abrir o seu locker

indicação dos lockers masculinos

o meu era o 253, aperte o dial do seu relógio/ingresso para abrí-lo

estas são as piscinas, mas há muito mais

neste círculo há um redemoinho, é impossível ficar parado

 caso você queira nadar mesmo, esta é a piscina, uso de toca obrigatório