domingo, 25 de setembro de 2011

Buenos Aires: Cafés Notables - parte 2

Continuando a visita aos Cafés Notables, seguem mais alguns.

Café Retiro
Estación Retiro, Ferrocarril Mitre, Retiro

Fundado em 1915 este café lhe fará voltar no tempo, colunas enormes, piso de madeira e um lustre maravilhoso sob uma impressionante cúpula, nem parecerá que você esta na estação de trem Retiro. Aproveite para visitá-lo quando for fazer o famoso passeio no Tigre.

você pode entrar pela frente da estação ...

... ou pela parte de dentro

observe as colunas 

sob a cúpula

o lustre

Café Retiro


Confitería Ideal
 Suipacha, 384, San Nicolás

Este lugar é realmente incrível, abriu as suas portas em 1912 - fica pertinho da calle Florida, numa região que a noite não é das mais convidativas -, mas esta confitería realmente vale a pena visitar.  Manteve-se intacta todos estes anos, talvez aí esteja todo o seu charme e glamour, mas também sua perdição, pois há sinais, vistos em muitos cafés notables, de uma decadência que retrata as condições econômicas do país.

Visite o site e veja que na Confitería Ideal você pode fazer muito mais coisas de que tomar um simples cafecito - shows, eventos, escola de tango, milongas.



repare no lustre, mas também, o desgaste que o tempo
e a economia trouxe


Confitería Ideal

Bar Plaza Dorrego
Defensa, 1098, San Telmo

Este notable está situado em San Telmo, o bairro da famosa feira de fim-de-semana. Conseguir uma mesa nos dias de feira é muito difícil, mas vale a pena - a começar pelo seu balcão de madeira e mesas entalhadas, não por artistas, mas pelos frequentadores, que deixam mensagens e juras de amor. Começou como armazém e distribuidor de bebidas chamado “El Imperial”, isto em 1880 – após a troca de dono, tornou-se um bar. Foi local da contracultura depois de 1976, época da ditadura argentina e, também, ponto de encontro de Borges e Sábato (com direito a foto para comprovar este feito). No verão, uma marca registrada são as cascas de amendoim pelo chão, pois são servidos com um bom chope.

não é um quadro, isto é real


garrafas de bebida antigas decoram as paredes

balcão do caixa entalhado

conseguir uma mesa é difícil,

mas vale a pena (Bar Plaza Dorrego)


Caffe le Caravelle
Lavalle, 726, San Nicolás

Situado pertinho da Florida é um notable onde você verá muito poucos turistas - a grande maioria é de trabalhadores e empresários da região central. Não tem mesas, apenas dois balcões onde você poderá tomar o seu cafecito.

no meio do burburinho do centro da cidade

você não irá encontrar turistas

Caffe le Caravelle



Confitería del Hotel Castelar
Av. de Mayo, 1048/50, Montserrat

Fica dentro do Hotel Castelar, que foi inaugurado em 1929. Este local sempre esteve ligado as artes e literatura, cultura e teatro - seu visitante mais ilustre foi Frederico García Lorca.  Apesar do aspecto um pouco sofisticado, é comum entrar para só tomar um cafezinho e ler o jornal.


Castelar Hotel

Confitería del Hotel Castelar

Florida Garden
Florida, 899, Retiro

Localizado em plena Florida este café não é o lugar para uma refeição, mas um café com unas facturas, enquando você aprecia a sua arquitetura (altíssimo pé-direito com decorações de cobre) e o agito lá fora.



escolha as sua facturas

aprecie a sua arquitetura (Florida Garden)

El Gato Negro
Av. Corrientes, 1669, San Nicolás

Durante muitos anos El Gato Negro foi a melhor casa de especiarias de Bs As. Foi fundado em 1926 com o nome "La Martinica" numa loja ao lado. Em 1927 mudou-se para o endereço atual e foi renomeada "El Gato Negro" em homenagem ao menu do vagão-restaurante do Orient Express. Atualmente mais de 400 tipos de especiarías podem ser encontrados lá. Foi aberto no mezanino um salão de chá e cafés - uma das especialidade da casa, com procedência de diversas partes do mundo.

fonte (tradução): Palermoline



especiarias 

cafés

chás

do mundo inteiro 

Siga agora para a parte 3 dos notables.

domingo, 11 de setembro de 2011

Londres: Canal Trips

Este é um programa imperdível, principalmente, no verão - um passeio de barco pelos canais de Londres (Regent's canal).

Este não é o passeio que você faz no Tâmisa até Greenwich. Este passeio são com embarcações pequenas que fazem o trajeto da Little Venice à Camden Lock. Esta viagem dura 45 minutos e custa £8.00 um trecho, pode ser feito ida e volta. A empresa que eu escolhi foi a Jason's Trip. Existem muitas outras, mas pelo que eu reparei são bem semelhantes. No site da Jason's Trip você encontra informações completas sobre horários, onde embarcar, preços e a rota percorrida.

Minha dica é embarcar em Little Venice no domingo pela manhã e descer em Camden Lock (veja o filme no link) para curtir o mercado de rua lá - compras, comidinhas, músicas entre outras atrações.


Little Venice


normalmente ele fica lotado











tem até noiva


caiaques


Camden Lock


sábado, 10 de setembro de 2011

Londres: The Temple Church

Se você leu o livro ou assistiu o filme 'O Código Da Vinci', provavelmente terá interesse em visitar a Temple Church . Caso contrário, ainda valerá a pena, pela sua riquíssima história e pelos seus concertos de música - órgão e coral.

Ela foi construida pelos Cavaleiros Templários em 1185 seguindo o modelo da igreja do Santo Sepulcro em Jerusalem - o formato original era redondo (Round Church), sendo depois acrescentada a parte quadrada, um anexo que se projeta para um dos lados.

Na parte circular da Temple Church, as efígies dos Templários jazem sobre o piso de pedra.

Esta igreja sofreu com as bombas alemãs em 1941, sendo que muitos dos cavaleiros de pedra foram danificados, mas todos os nove estão lá, mais um caixão.

Para visitá-la, não vou dizer que é necessário incorporar Robert Langdon para achá-la, embora ela fique 'escondida' entre a City of Westminster e a City, na Inns of Court (centro da comunidade advocatícia britânica). Para facilitar a sua vida, neste link há um mapa e todas as instruções para chegar lá.
Sempre visite o site oficial para verificar os horários que ela estará aberta e, também, quando os concertos serão realizados.















quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Londres: The Marquee Club

Este foi um lugar histórico em Londres - onde os grandes da cena do rock, blues e jazz mundial se apresentaram. Entre no site oficial para conhecer tudo sobre este clube. Citando alguns monstros sagrados que lá se apresentaram: The Yardbirds, Yes, The Who, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, King Crimson, The Police, Joy Division, Prince, Iron Maiden entre muitos outros.

As fotos abaixo são de 1988/89, antes da câmara digital - elas foram tiradas do baú e escaneadas.



105-107 Charing Cross Road


no idea who they are


Are they famous now?

sábado, 3 de setembro de 2011

Londres: Whitecross Street Party

Que as feiras de rua de Londres são muito famosas todo mundo sabe;  Camden Town, Spitalfields, Portobello Road (aquela do filme Notting Hill) todos já ouviram falar e muitos as conhecem.

Entretanto, uma feira que não faz parte do eixão turístico é a de Whitecross Street - votada a terceira mais badalada no país. Data do século 17 sendo, então, uma das mais antigas de Londres. Ela funciona de segunda a sexta das 11 da manhã às 3 da tarde. Além dos stands nas ruas, você irá encontrar: lojas, restaurantes, galerias de arte, pubs e muito mais. Este muito mais é a Whitecross Street Party e a exposição de arte urbana The Rise of the Non-Conformists. A rua foi transformada numa galeria de arte com os mais renomados artistas não-conformistas do mundo - veja aqui quem esteve lá.
Para visitá-la, desça na Barbican station ou na Old Street. Acesse os links acima para maiores detalhes de como chegar e outras informações.























Trans-Siberian March Band