segunda-feira, 24 de março de 2014

New York City: mercados de rua (flea markets)

Dos mercados de rua ou mercados das pulgas (flea markets) de New York se destacam três: o Annex Markets,  o Brooklyn Flea e  o GreenFlea Market - mas endereços para encontrá-los são diversos.

O Annex Markets se divide em três:
Hell's Kitchen Flea Market que fica na W 39th St com a 9th Ave. (pertinho da Times Square)
Ele funciona todos os sábados e domingos das 9 da manhã às 5 da tarde.
O que você vai encontrar lá, segundo eles, aproximadamente 170 stands com antiguidades, moda vintage, arte decorativa, joias, entre outras bugigangas.
Ele é ao ar livre e a entrada é gratuita

The Garage fica na 112W 25the St entre a 6th e 7th Ave. 
Funciona todos os sábados e domingos das 9 da manhã às 5 da tarde.
Fica num ambiente fechado (2 andares) e é grátis

West 25th Street Market fica na West 25th St entre a 5th e 6th Ave. 
Funciona todos os sábados e domingos das 9 da manhã às 5 da tarde, também gratuito.

O mais badalado de todos é o Brooklyn Flea, com diversos endereços. Como eles não possuem horários fixos, quando eu os visitei era um horário, agora alguns estão temporariamente fechados, o melhor a fazer é visitar o site e verificar quais estão abertos, endereços, como chegar, para não perder a viagem.

Finalmente o GreenFlea Market, que dizem ser o maior de NY. Ele fica na Columbus Avenue entre a W. 76 e 77 St. (no Upper West Side).
Abre das 10 da manhã às 5:30 da tarde (Nov - Mar) e das 10 da manhã às 6 da tarde (Abril - Out)

Visitei o Hell's Kitchen Flea Market, o Fort Greene Flea e o GreenFlea Market. Na minha opinião foi um pouco decepcionante, talvez minhas expectativas fossem muito elevadas. Primeiro, não são feiras de artesanatos, tipo a do Largo da Ordem em Curitiba. São, em geral, feira de antiguidades, artigos de decoração, roupas vintages e muitas comidinhas deliciosas. Vale a pena visitá-los? Sim, pelos menos um. Se tivesse que escolher apenas um, seria um do Brookyn.

Dica final, antes de ir, visite os sites deles no início deste post e planeje bem a sua jornada.

Este post faz parte da série New York City: de graça (for free) com muito mais atrações gratuitas.


Hell's Kitchen Flea Market - perto da Times Square


Hell's Kitchen Flea Market




Hell's Kitchen Flea Market


Fort Greene Flea - Brooklyn


Fort Greene Flea - mais para olhar do que para comprar



Fort Greene Flea - Brooklyn


Fort Greene Flea - tem sempre algo diferente para comer/beber



GreenFlea Market - Upper West Side


GreenFlea Market  - no pátio e dependências de uma escola



GreenFlea Market - vai um basquetinho aí?


sábado, 8 de março de 2014

New York City: Brooklyn Tabernacle

A Brooklyn Tabernacle é uma igreja em New York, mais precisamente no Brooklyn. Se você sempre quis visitar uma igreja para apreciar um coral típico americano - este é o lugar. Há, também, Abyssinian Baptist Church, no Harlem, que embora possa ser até mais famosa, possui horário restrito aos turistas, sem garantias que você poderá entrar, mesmo tendo esperado algumas horas no frio/calor, além disto, o tratamento dispensado aos visitantes não é o dos mais agradáveis. Veja os comentários no Tripadvisor. Por outro lado, a Brooklyn Tabernacle não só tem um ambiente e uma recepção acolhedores, mas também um coral ganhador do Grammy.

Os horários da Brooklyn Tabernacle aos domingos são às 9 da manhã e ao meio-dia. Uma palavrinha sobre o dress code, ou como se vestir. Bom senso em primeiro lugar, este é um lugar sagrado, devemos mostrar respeito, então nada de havaianas, camisetas regatas ou ombro de fora, bermudas, etc. 

Como chegar lá? A igreja fica na 17 Smith Street, Brooklyn, de metrô, pegue os trens 2,3,4 ou 5 para Borough Hall/Court Street ou A, C, F ou R para Jay Street - MetroTech/Fulton Street.

O que você vai encontrar lá? Chegando na igreja, após entrar, você será recepcionado por um membro da igreja que irá levá-lo ao seu lugar. O culto começa com o coral e depois tem o sermão de do pastor Jim Cymbala, que está na igreja a mais de 40 anos. A retórica dele e seu domínio sobre o público são incríveis, vale à pena ficar até o final. A entrada é gratuita, mas antes de ir, confira no site oficial horários e outras possíveis modificações. 

Este post faz parte da série New York City: de graça (for free) com muito mais atrações gratuitas.


observe o dress code


fotos, após o sermão


não deixe de observar os detalhes


saída do culto, também o local onde
você será recepcionado quando chegar