segunda-feira, 30 de setembro de 2013

New York City: de graça (for free)

Uma visita à New York não deve se limitar às atrações pagas, naturalmente muito destas atrações pagas são imperdíveis, como por exemplo, o Metropolitan Museum, que neste caso específico, embora seja paga, pode ser muito barata. Este museu, como alguns outros, veja mais abaixo, você paga quanto quiser. Isto mesmo, num dos melhores museus do mundo você escolhe quanto quer pagar. Há um preço sugerido, neste caso, U$25, mas se você quiser pagar U$5 (pouco de mais de 15 reais), tudo bem, ninguém irá achar estranho, ou olhará torto para o visitante. Basta falar que você gostaria de pagar xx dólares. Atualizando esta informação (abr/19), pague quanto quiser é somente para residentes.

Além do Metropolitam Museum, você pode pagar quanto quiser nos seguintes museus, pois o preço é sugerido: Brooklyn MuseumAmerican Museum of Natural HistoryThe Frick Collection (aos domingos das 11 às 13hs), The Morgan Library & Museum (de graça, às sextas, das 19 às 21hs) - garimpando na internet você, com certeza, encontra muitos outros. Como sugestão de site, o ótimo Ás de Baunilha.

Acho que é interessante mesclar passeios pagos com gratuitos. Neste post seguem alguns dos mais importantes passeios gratuitos da Big Apple.

Para começar, um marco histórico da cidade - visitar o memorial onde ficavam as torres gemeas, World Trade Center, o 9/11 Memorial. Sendo que este passeio ficará mais completo  com uma visita à St. Paul's Chapel, que foi um centro de apoio às pessoas - bombeiros, policiais, paramédicos e voluntários - que ajudaram no resgate das vítimas deste atentado.

Pertinho do 9/11 Memorial há o passeio gratuito que é considerado em muitos guias de viagens o melhor da cidade, The Staten Island Ferry - um passeio de barco até Staten Island, com uma ótima visão da Estátua da Liberdade e dos prédios (skyline) de New York.

Na mesma região a cultuada Brooklyn Bridge.

Em Midtown, iniciando a relação de parques de New York, temos o Bryant Park e ao lado a magnífica NY Public Library (Biblioteca Pública).

Ainda em Midtown, uma das maiores e melhores atrações da cidade, com direito à incríveis comidinhas - Grand Central Terminal

Dois clássicos agora: o Central Park e a Times Square .

Mudando de ares, desça na 4th Street Station, faça um pit stop para uma fatia de pizza no Joe's e siga para a Washington Square, mas antes passe no The Cage - para ver um dos melhores basquetebol de rua do país. De lá siga até a Union Square - que para mim é um dos melhores lugares para se visitar em New York for free. 

 Para um dia quente, se bem que eu a visitei tanto no inverno como no verão, em Chelsea, a Highline. Complete o seu passeio visitando o Chelsea Market.

Outro parque agora, o Madison Square Park, literalmente ao lado, isto é, no mesmo passeio, Flatiron e o Eataly.

Algumas igrejas que realmente valem a pena:  a Cathedral of Saint John the Divine, complemento, uma passadinha na Columbia University; a outra  Riverside Church, complete com uma visita ao Grant's Tomb ao lado e finalize o seu passeio na Zabar's. Tudo isto num passeio só.

Para finalizar esta parte 'religiosa', com chave de ouro, a Brooklyn Tabernacle, com direito à um magnífico coral.

Must-see em New York -os mercados de rua, os famosos flea markets: Hell's Kitchen, GreenFlea Market e  Brooklyn Flea Market.

Embora não muito badalado, o bondinho (aerial tram) que vai para Roosevelt Island  é o tipo de passeio que você não acredita que é de graça - não dá vontade de sair.

 Finalizando este post, as ruas de New York é lugar onde dá exercer na plenitude todas as características de um flâneur.

sábado, 21 de setembro de 2013

New York City: NY Knicks - como assistir um jogo

Um passeio realmente incrível em New York é assistir uma partida de basquetebol no Madison Square Garden. Se esta partida for do New York Knicks melhor ainda, pois é o principal time da cidade - tem o Brooklyn Nets também. Esta recomendação não é específica para os amantes do basquetebol da NBA (associação de basquetebol dos EUA) ou fanáticos pelo esporte - encare-a como um espetáculo, pois isto que é uma partida no MSG. O MSG é a arena mais famosa do mundo, e como o tal já é uma atração por si só, acrescente a isto, o conforto, a localização, a segurança e a organização e você terá o local ideal para um espetáculo deste porte. Mas este espetáculo não ficaria completo sem os comes e bebes - são mais de 20 tipos de bares/quiosques, note que eu disse tipos diferentes, pois a quantidade deles é muito maior. Citando alguns: Chicken & Fries, Daily Burgers by Drew Nieporent, Healthy At The Garden (comidas sem glúten), Senzai Sushi, Frozen Drinks, Lobster Shrimp Roll by Aquagrill, Pizzeria Dell'Orto, Garden Pub, Ice Cream - Soft Serve e segue a lista.

Lembre-se para comprar bebidas alcoólicas, você tem que ter 21 anos e apresentar um documento para  comprovar.


A partida em si é um show interativo da torcida com músicas e 'gritos de guerra'. Há também, no caso do Knicks, sempre a presença de celebridades na audiência.


Como comprar os tickets para um jogo? Você pode ir à bilheteria e comprar - o que normalmente é impraticável para nós brasileiros em férias, pois quando chegarmos em NY, provavelmente eles já estarão esgotados. Uma segunda opção é comprar no site Ticketmaster. Eu tentei esta opção, mas a maioria dos ingressos já estava esgotada - note que você encontrará ingressos,  mas com preços exorbitantes (muito mais de U$2000). A opção que eu utilizei foi a Ticketsnow, que é semelhante ao Ticketmaster. O lema do Ticketsnow é "Sold by Fans, Verified by Ticketmaster". Em resumo você vai comprar os seus tickets de torcedores que não vão ao jogo com a garantia da Ticketmaster. A primeira pergunta - é legal fazer isto? Sim é legal, em termos da lei, quero dizer. Mas quanto irei pagar? Estará informado no site o preço de cada ingresso, a localização e quando ele estará disponível para você. Ele é mais barato do que o do Ticketmaster? Geralmente não, veja que normalmente os ingressos mais baratos estarão esgotados, mas os preços não serão exorbitantes, ao menos que você queira sentar nos lugares junto a quadra, ao lado do Spike Lee.


Seguem os passos da minha compra para o jogo Knicks x Cavaliers. Eu comprei pela Ticketsnow no dia 28 de outubro, para um jogo do dia 15 de dezembro. Primeiro passo é se cadastrar no site. Depois procure a partida que voce quer assistir. Após escolhida a partida, clique em "view tickets" - além de todos os tickets disponíveis, você terá um mapa do MSG para ver o seu lugar. Veja a quantidade disponível. Você receberá seu ticket por e-mail, para imprimir em pdf - é o que eles chamam de Electronic Delivery. 


Em resumo, eu comprei três tickets de U$52 cada, mais U$28,86 de taxas de serviços e U$4,95 de manuseio e remessa (deve ser a parte do estagiário que enviou os meus ingressos por e-mail). Total pago, com cartão de crédito, U$189,81.

este é o ticket - enviado por e-mail


Madison Square Garden



as atrações começam antes do jogo



para os americanos o marketing é tudo - compre a sua camiseta



aguardando para entrar



ainda é cedo



arena lotada

cheerleaders - nada mais americano

celebridades - Spike Lee


meus vizinhos de lugar


uma das áreas de comes e bebes


tem o jogo também



escute o grito da torcida quando o Knicks é atacado
"defence, defence, defence"



um segundo para acabar, lance livre
 para os Cavs - Varejão com a bola



adivinhe? ..... perdeu!

New York City: Yelp (restaurantes em New York)

Há diversos sites de busca para restaurantes em New York, muito além do onipresente Tripadvisor (TA), no qual você pode fazer vários tipos de pesquisa, usando diversos tipos de filtro: tipo de comida, preço, bairro e opções de refeição (para um jantar romântico, para negócios, com vista, para levar as crianças entre outras). Atualmente são listados no TA 10.588 restaurantes em NY. Embora seja o mais famoso, não devemos ficar restrito à ele - uma outra opção é o Yelp - que não é somente para restaurantes ou tipos de comida -, você irá encontrar também dicas para compras, serviços, automóveis, etc. Entretanto, eu o utilizei exclusivamente para restaurantes/comidas. A maior parte do público que o utiliza é americano, o que nos dá uma visão mais local do lugar a ser visitado.


Vamos a um exemplo prático agora. Eu queria encontrar um restaurante onde comer dumplings, que é um tipo de  dim sum. O procedimento básico, neste caso, é digitar "dumpling" na caixa de busca "find", clicar  e ver os resultados. O primeiro da lista  foi o Prosperity Dumpling, com mais de 1500 reviews e um detalhe muito importante, somente um $, o que quer dizer que ele é muito barato. O melhor é muito barato, não tem como errar. O meu pedido foi o Vegetable Boiled Dumpling (são 8 dumplings de legumes, de tamanho generoso, cozidos), preço U$ 2,00, isto mesmo, 2 dólares. Veja no menu outras opções.O lugar é minúsculo, com dois balcões estreitos de cada lado para 3 pessoas cada. Mais um detalhe, o inglês do vendedor/chef/caixa não é dos melhores, mas você pode fazer o seu pedido pelo número, no menu.

O endereço é em Chinatown, na 46 Eldridge St (entre a Canal StHester St). As estações mais perto são  a Grand Street e a East Broadway. O horário de funcionamento é das 7:30 às 22:00 hs, todos os dias da semana.

Para comidas típicas de New York, clique aqui.


Prosperity Dumpling - o melhor segundo o Yelp

o vendedor/caixa/chef em ação



Entretanto, se você quiser algo menos radical, tão bom quanto, mas com certeza,  mais caro, visite o Rickshaw Dumpling Bar, com 4 endereços em New York: Flatiron, Lexington, Times Square e o Food Truck.



61 West 23rd Avenue - Flatiron

o meu pedido foi um Szechuan Chicken pequeno,
paguei, com taxas, U$3.75 pelos dumplings
 e U$2.00 por uma coca


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

New York City: Bánh Mì

Esta é uma das novas manias em NY, o sanduíche vietnamita Bánh Mì. A famosa baguete francesa foi introduzida no Vietnã durante o período colonial que durou mais de 50 anos. Bánh Mì é a expressão em vietnamita para todos os tipos de pão, em especial o tipo baguete francesa. Sendo, portanto, um dos principais componentes deste sanduíche, mas veja que este pão, tipo baguete francesa, é feito com farinha de arroz e de trigo, sendo, então,  mais leve e crocante que o tipo francês. Os ingredientes variam bastante, mas com alguns fixos: patê, presunto e queijo fatiado e também, cenoura, pepino daikon, coentro, muitas vezes complementados com maionese com manteiga, shoyo e algum molho apimentado.

Onde encontrar este cultuado sanduíche? No ótimo site gastronômico Serious Eats eles fizeram um ótimo trabalho e listaram os melhores da Big Apple. Segundo eles, o melhor é o Bánh Mí Zon e na sequência o Co Ba, Saigon Vietnamese Sandwich Deli e em quarto lugar o Bánh Mí Saigon - foi este que eu fui visitar.

Este restaurante é localizado na 198 Grand Street (entre a Mulberry e Mott Street), o bairro é Little Italy (mas parece ser Chinatown também). Ele fica aberto das 8am - 6pm, 7 dias por semana.

O meu pedido foi um Bánh Mì de frango, você tem também as opções de carne de porco, carne de vaca e  vegetariano. Há outras opções de comida no menu, visite o site acima para conferir. Para você ter um idea do sabor, é algo leve, sabor levemente adocicado e um pouquinho picante. A foto abaixo é de um sanduíche dividido em dois, ele é realmente grande e custa menos de U$5.


Bánh Mí Saigon


tem esta "lojinha" na entrada


faça o seu pedido no balcão - note o anúncio "cash only"


Chicken Bánh Mì


domingo, 1 de setembro de 2013

New York City: comidas de rua (food trucks)

Se você pensou em hot dog e pretzel, acertou, era isto que os imigrantes alemães vendiam nas ruas de NYC em 1871. Atualmente a diversidade e qualidade são gigantescas. Após a crise de 1929 eram 14 mil vendedores e em 1965 o Immigration Act trouxe uma onda nova de imigrantes da Ásia, sul da Europa e do Caribe. Junto com eles, novos costumes e uma culinária diversificada chegaram às ruas da Big Apple.

Hoje a quantidade de food trucks (carros de comida) é imensa,  bem como a variedade de comida ofertada. Eis  vocabulário mais corrente quando se refere à comidas de rua: chicken over rice, dumpling, kebabs, Belgian waffles, schnitzel, dosa, tzatziki, white sauce, lobster roll, slush, gelato, tamales, arepas, pupusas, quesadillas, halal food, somente para citar algumas.

Embora alguns food trucks tenham qualidades superiores à muitos restaurantes, há muita coisa ruim neste meio. Se você visitou a Times Square, comeu um hot dog, um pretzel e arrematou com um amendoinzinho doce, talvez sua experiência com comidas de rua não tenha sido das melhores.

Segue abaixo a relação de alguns dos melhores food trucks de NY. Pude visitar alguns deles, outros ficarão para uma próxima visita. Além da relação a seguir, existem alguns sites que irão lhe ajudar na sua escolha.

Para food trucks e comidas e restaurantes em geral:
Mas, onde encontrar os food trucks?
Há várias maneiras, visitando o site deles (a maioria tem) você saberá onde encontrá-lo. Alguns têm endereço fixo durante alguns dias por semana - você também encontra está informação online. Há, também, alguns mercados de rua, normalmente aos finais de semana, onde há Food Truck Rally, isto é, um encontro de food trucks, várias opções num mesmo lugar. Em Midtown, na 47th Street entre a Park Avenue e a Madison Avenue, as segundas, quartas e sextas, no horário de almoço, você encontrará pelo menos meia dúzia deles.

Para você ter um idéia do nível que chegaram as comidas de rua em NY foi criado um prêmio para o melhor food truck da cidade: the Vendy Awards (o Oscar das comidas de rua). Entre no site para maiores informações, este prêmio é um evento na cidade.

Além da diversidade da culinária mundial, outro ponto positivo deste tipo de comida é que ela é muito barata, com raras exceções, abaixo de U$10. E, talvez, o ponto negativo é que você tem que se virar para achar um lugar para comer - quero dizer, para sentar e comer. Geralmente há alguma praça perto onde dá para se ajeitar. Normalmente o pagamento é somente em dinheiro.

Para finalizar, isto é, se este assunto realmente lhe interessou, o livro New York à La Cart: Recepies & Stories from the Big Apple's – Best Food Trucks - Alexandra Penfold & Siobhan Wallace nos apresenta os melhores food trucks de NY, junto as histórias de seu donos e receitas de suas criações, com muitas fotos. No site da amazon.com, o link acima, é possível ler algumas páginas deste livro. As histórias de alguns dos food trucks abaixo foram tiradas deste livro.

Devido ao grande número de acessos à esta página dos food trucks, imagino que, talvez, você esteja interessado em abrir o seu próprio negócio. Segue a dica, de um outro ótimo livro comprado no Amazon.com. Start Your Own Food Truck Business, visite o link para ler algumas páginas. Você pode comprá-lo também o e-book (para o Kindle) por menos de U$10. 

Bom, chega de conversa e vamos a eles:

Kwik Meal Cart

Este é provavelmente uma unanimidade em NY, todo mundo já ouviu falar - o prato mais famoso é o lamb over rice (cordeiro com arroz, mas sempre vem uma salada junto). Naturalmente com os famosos white sauce e hot sauce. O white sauce é encontrado na maioria dos carrinhos que vendem halal food (comidas que seguem os princípios islâmicos de preparo de comida, desde como matar o animal até restrições à animais que não devem ser consumidos). A propósito o white sauce, segundo a receita do livro citado acima, leva, pepino, iogurte grego, sour cream (creme azedo) queijo Cottage, suco de limão, vinagre branco e água - ele é delicioso. Quanto o hot sauce, não quis arriscar, pois dizem que ele é muito hot mesmo.

A história (pequena parte) do criador deste cart, ele era um dos cozinheiros do famoso restaurante the Russian Tea Room, um dia saiu para provar um chicken over rice platter (um prato de frango com arroz) e chegou a conclusão "Eu sou um chefe, posso servir uma comida melhor", foi, então, onde tudo começou - nasceu Kwik Meal Cart.

localização:  45th St com a 6th Ave.

Kwik Meal Cart



Uncle Gussy's

Cozinha grega em NY.  Nick o proprietário começou ajudando tio, com os refris (sodas) quando tinha 9 anos. Agora com ajuda de sua mãe foi um dos finalistas do the Vendy Award de 2012, veja o vídeo deste momento.
O meu pedido foi um chicken platter - Greek Style (tzatziki, alface e tomate). O tzatziki é um molho de iogurte grego semelhante ao white sauce, ele é feito com pepino, iogurte grego, sour cream, alho, vinagre branco, sal, dill (endro) e pimenta branca. Preço do prato U$ 6.

localização: 51st St com a Park Ave. ao lado da St. Bart's (aproveite para visitá-la, é de graça)


Uncle Gussy's


embora sempre tenha fila, é o preço da fama,
 ela vai super rápido


meu pedido, o descrito acima, mais um extra de queijo feta


pegue o seu platter, escolha um lugar e enjoy your meal



O chefe Samir Afrit veio de Casablanca para New York em 1999. Cansado de comer pizzas todos os dias, pediu para sua mãe, no Marrocos, para ensiná-lo a fazer algumas receitas caseiras (cuscus, harira, tagines, etc). A distancia não era problema, o Skype está aí para isto. De refeições para um grupo de amigos para as comidas de rua (comprou seu food truck no eBay) foi um salto, sendo a parte mais difícil foi conseguir a licença junto ao Department of Health (Saúde Pública). Culinária mediterranea/marroquina.

localização: veja no site onde encontrá-lo cada dia.



Comme Çi, Comme Ça

está agendado para uma próxima viagem

Fresh Fruit Stand

No verão nada melhor do que um suco bem gelado. Este stand fica na 47th Street entre a Park Avenue e a Madison Avenue



não me lembro os sabores, mas eles eram deliciosos



The Halal Guys

Estes 'caras' são diferente mesmo, eles servem o típico chicken over rice, mas com muita qualidade. Mas não aceite apenas as minhas palavras para atestar a qualidade deles, num recente programa do Manhattan Connection, o chefe Alex Atala, que estava hospedado no Hilton, deu um pulinho em frente do hotel para provar um platter - e aprovou a comida deles.
Dois pontos a serem destacados, primeiro o prato deles dá para duas pessoas adultas, ao menos que você seja um tipo troglodita; segundo, não sei por qual motivo eles não foram citados no livro acima dos "..Best Food Trucks".

localização: consulte o site deles, e principalmente o horário, pois em horários diferentes outros food trucks ficam na 53rd x 6th se passando pelos autênticos the Halal Guys.

The Halal Guys

Food Truck Rally

No Prospect Park, Brooklyn, nos primeiros e terceiros domingos de cada mês até outubro, no Grand Army Plaza, é realizado o Food Truck Rally, que é um o encontro dos melhores food trucks de NY. De metrô pegue a linha 2 ou 3 (vermelha) e desça na estação Grand Army Plaza, no Brooklyn. Veja  aqui o mapa. 

Soldiers and Sailors Memorial Arch -
saindo do metrô, procure por ele


eles estão todos lá - mais um agendado
para a próxima viagem Phil's Steaks

Crif Dogs

Big D's Grub foi o escolhido, um tanto quanto de maneira aleatória, pois havia muitos trucks interessantes. A culinária é Asian Fusian.  Do menu  escolhi um rice platter with ginger chicken. Em outras palavras, arroz branco temperado com sazon e salsinha, salada de daikon com pepino, kimchi e limão. Naturalmente este é o acompanhamento do frango com gengibre. Uma combinação interessante com sabores fortes e picantes.
 

Ginger Chicken

Red Hook Lobster Pound foi a escolha de minha mulher. Um food truck de lagostas. O que tinha mais saída foi a escolha dela - a lobster roll - há duas opções, lagosta na manteiga ou no vinagrete com manjericão e complementando aipo, maionese caseira e alguns spices, servido no pão.Veredito dela: não é assim que se come lagosta, no pão, fria e com vinagrete - reprovado. O preço era o mais caro U$16. Nota final, no site The Daily Meal este food truck foi considerado o melhor dos EUA - tire as suas conclusões.



lobster roll




Mamu Thai Noodles - reviews from yelp

Milk Truck - sanduíches de queijo de um jeito muito especial



Palenque - comida colombiana – arepas




Taïm Mobile - falafel & smoothie truck





visão de 360° do lugar



Mais alguns food trucks pelas ruas de New York.

Yogo - para frozen yogurt




MudCoffee Truck




Kelvin Natural Slush - também agendado 
para a próxima viagem